Diário de uma Paixão – Nicholas Sparks

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COMTitulo Original: The Notebook – Skoob

Elenco: Rachel McAdams, Ryan Gosling, James Marsden, James Garner e Gena Rowlands.

Direção: Nick Cassavetes

Gênero: Drama/Romance

Duração: 99 min.

Distribuidora: Playarte

Estreia: 06 de Agosto de 2004

Sinopse: Quando a adolescente Allie Hamilton vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40, conhece o garoto Noah Calhoun, que mora na cidade. 

[spacer size=”0″]

Noah sente que é amor à primeira vista. Embora a menina seja de uma família rica e ele seja um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade.

[divider3 text=”Trailer do Filme”]

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=-FBDLp40bqw”]

[divider3 text=”Opinião da Mari – Filme”]

O filme Diário de uma Paixão já foi lançado há algum tempo (2004) e acredito que são poucas as pessoas que ainda não tenham assistido ao filme, mas nem por isso eu poderia deixar ele fora do blog, o filme é um dos meus prediletos (se não for o predileto) e eu precisava comentar sobre ele aqui, sendo assim aproveitei a oportunidade que tive de ler o livro ao qual o filme foi baseado e usarei esse post para comentar um pouco sobre os dois.

No filme temos uma história de amor linda, quase que impossível (mas o que é impossível para o amor certo?), contando a história de Allie e Noah, como eles se conheceram, as dificuldades que passaram devido à diferença de classes sociais e o fim que a relação dos dois teve (não estou dizendo que eles terminaram ou que continuaram, mas que a história mostrou tudo até o fim da relação dos dois). Com um foco maior na época em que eles ainda eram adolescentes, o filme que se passa nos anos 40 tem um ritmo muito bom, mostrando os dias atuais e o passado da história contada por Noah.

O filme tem cenas lindas e extremamente românticas, muito bem interpretadas por Rachel McAdams e Ryan Gosling os dois atores tem uma química incrivel, tanto que pouco tempo depois do filme eles assumiram o namoro e no MTV Movie Awards ao ganharem o premio de melhor beijo, criaram uma tradição existente até hoje, com o famoso beijo dado por eles ao vivo no palco da premiação. Para os que não viram ou querem relembrar a cena: MTV Movie Awards – Best Kiss.

Por fim não preciso nem dizer o quanto eu recomendo o filme, certo? Se você não viu ainda e gosta de romances, com certeza assista Diário de uma Paixão, pois o filme com certeza vale a pena ser visto, pelo menos uma vez, porque é claro, sempre há pessoas como eu que já assistiram ao filme milhares de vezes.

[divider3 text=”Best quote – Filme”]

Allie: Why didn’t you write me? Why? It wasn’t over for me,

I waited for you for seven years. But now it’s too late.

Noah: I wrote you 365 letters. I wrote you everyday for a year.

Allie: You wrote me?

Noah: Yes… it wasn’t over, it still isn’t over

[divider3 text=”Fotos”]

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM

[spacer size=”5″]

[divider2] [spacer size=”5″]

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM

Titulo: Diário de uma Paixão

Titulo Original: The Notebook

Autor(es): Nicholas Sparks

Tradução: Renato Marques de Oliveira

Editora: NOVO CONCEITO

Ano: 2010

ISBN: 978-85-63219-20-6

Número de páginas: 256

Sinopse: “Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.” Noah Calhoun.

Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida… O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.

[divider3 text=”Opinião da Mari – Livro”]

Começo dizendo que o filme e o livro apesar de contarem as mesmas histórias tem um foco bem diferente, enquanto no filme o foco maior é na adolescência dos dois e no reencontro de ambos, o livro já se foca no reencontro e no fim do relacionamento do casal. Sim, tanto o livro quanto o filme são ótimos, mas eu ainda prefiro a história que vi no filme, pois nas páginas finais do livro ao invés de estar empolgada querendo ver o final, estava um pouco cansada da leitura desejando o final do livro por outros motivos.

Claro que algumas pessoas podem dizer que o livro não teve tanta graça para mim, pois assisti ao filme antes de ver o filme, mas não é o caso, sempre vejo os filmes antes de ler os livros, pois acho que assim posso aproveitar o melhor dos dois e já li outros livros do Nicholas Sparks, autor de Diário de uma Paixão, como Querido John e A Ultima música e não achei nenhum dos dois livros cansativos, até porque como disse anteriormente a história não é exatamente a mesma (é a mesma história, mas ainda assim é diferente se é que vocês me entendem).

O livro como já disse foi escrito pelo Nicholas Sparks, um autor que sou fã e publicado pela editora Novo Conceito. Adoro o capricho que a Novo Conceito tem com cada um dos livros publicados por ela, são muito bem feitos e normalmente eu fico muito satisfeita com o resultado final apresentado e claro que com Diário de uma Paixão não foi diferente, a única coisa que acho que alteraria no livro seria a capa, pois mesmo achando ela linda, gostaria muito de ver uma capa como a da imagem do filme com Ryan Gosling e Rachel McAdams na capa.

Apesar dos pequenos detalhes que não me agradaram o livro é muito bom e eu com certeza recomendo a leitura, principalmente porque há detalhes, como algumas das cartas escritas por Noah e Allie durante os anos que passaram juntos, que merecem ser lidas. Aproveite para conferir o primeiro capitulo do livro!

[divider3 text=”Best Quote – Livro”]

“Não sinto nenhuma amargura pelo que aconteceu. Pelo contrário. Tenho certeza absoluta de que o que nós tivemos foi real, e fico feliz por termos tido a chance de ficar juntos, mesmo que tenha sido por um breve período. E se, em algum lugar distante do futuro, voltarmos a nos encontrar na nossa nova vida, eu vou sorrir para você com alegria, e vou me lembrar do verão que passamos debaixo das árvores, aprendendo um com o outro e cultivando o amor. E, talvez, por um breve momento, você também sinta isso e retribua o sorriso, e saboreie as lembranças que para sempre compartilharemos. Eu amo você, Allie.” Noah

[spacer size=”5″]

[divider2]

[spacer size=”5″]

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks | OBLOGDAMARI.COM

Clique no banner e veja as regras da promoção!

About the Author:

Mariana Garcia - A Mari! Tem 28 anos e é formada em Engenharia da Computação. Seu maior vício são as séries. Sua watchlist está lotada, mas nunca demais para adicionar um novo reality show. Nos livros assim como nos filmes seu gênero predileto são os romances e as comédia românticas (chick-lits).

14 Comments

  1. Ana Carolina Lima 26 de abril de 2017 at 10:44 - Reply

    Ah o Nicholas. suspiro cada vez que falo, escrevo ou leio o nome dele. Tudo que ele faz é perfeitamente lindo, tão cheio de vida, de amor, de sentimento. Amo, simplesmente amo o Nicholas. Eu tenho um amigo, escritor Brasileiro que escreve contos de romance. Eu acho que a escrita dele é muito semelhante a do Nicholas Sparks, no Instagram dele alguns seguidores até o chamam de Nicholas Sparks Brasileiro rsrsrsrsrsrs. Eu amo os dois, o original e a nossa cópia BR kkkkkk. Bom, se quiserem conhecer o trabalho dele eu vou deixar aqui embaixo o conto que mais gostei:

    http://franklinsousa.com.br/eu-vou-amar-voce-pra-sempre/

  2. Paulinha 5 de dezembro de 2012 at 00:23 - Reply

    Ai Mari,
    Também adoro esse filme, acho lindo a cena dos patos centenas e centenas de patos nadando alegremente ao redor do barco. rs

    Não sabia do beijo e do namoro, que demais realmente eles tinham uma afinidade incontestável.
    Pena o livro não ser assim, melhor que o filme o que é raro acontecer. Vi e li Querido John não gostei do filme, o livro é bem melhor.
    E o chicletinho do Ryan, hein? rs
    Um beijo

  3. Mys 16 de novembro de 2012 at 21:20 - Reply

    Oi Mari

    Algum tempo atrás, confesso que li sua resenha para ter um pouco mais de informações sobre este livro e o que esperar dele. Pois assisti o filme quando foi lançado.

    Podemos dizer que me emocionei com o filme e muito, mas o livro nem tanto assim. O fato de eu sempre assistir filmes antes, faz com que eu sempre espere algum detalhe ou algo que não foi mencionado no filme. Entretanto, abordando ou não o foco diferente, como você disse eu gostei da leitura. Mas ficava esperando a parte no qual eu iria chorar. rs Quando as meninas souberam que estava lendo esse livro, elas sempre falavam assim : Você vai chorar muito….. E eu realmente imaginei isso, pois senti essa emoção no filme. Mas não foi o que ocorreu. Pensei: Nossa como sou insensível! Mas acho que as expectativas foram grandes, por isso. rs

    Quando lia , imaginava os atores que fizeram o filme facilmente, pois também adorei o elenco escalado para a adaptação.

    Enfim…. Se você me pedisse para escolher entre os dois , eu falaria o filme, com certeza. Mas isso não quer dizer que deixaria de ler o livro. Gostei de ambos, apenas o que me tocou mais foi o filme.

    P.S.: Uma coisa a serem observadas no livro foram as cartas, como você mencionou. Foi de tanta emoção e delicadeza que é quase impossível de se encontrar hoje. rs

    Bj =)

  4. sajater 12 de março de 2012 at 15:07 - Reply

    Opa! Adoro Diário de uma paixão!
    Chorei tanto, mas tanto, tão absurdamente no filme (que também assisti primeiro, sem nem saber que era livro e que era do Sparks) que sua história se tornou uma das minhas favoritas. O filme sempre figurará entre os meus Top de Linha, sabe?

    Mas eu encontrei alguém que teve a mesma relação com o livro, finalmente! Eu nunca consegui terminar, confesso. Esse ano assim que eu terminar minha dissertação eu vou terminar de lê-lo. Porém, teve uma estrutura mais cansativa pra mim… o filme foi mais encantador.

  5. […] aqui para ler a review do […]

  6. Juliana Franco 31 de janeiro de 2012 at 18:10 - Reply

    Eu amo os dois.
    O livro me fez chorar demais. Lembro que eu estava lendo na praia e acho que ninguém entendeu quando a choradeira começou.
    O filme eu achei perfeito.
    Uma das melhores adaptações que eu já vi.
    O beijo depois do reencontro é um dos mais lindos do cinema.
    Esse filme é simplesmente imperdível. 

  7. Ilana Prudente 30 de janeiro de 2012 at 23:21 - Reply

    Acredita que ainda não li e nem assisti o filme?? Quem sabe não é dessa vez? Adorei o comentário!!

  8. Simone Alves 26 de janeiro de 2012 at 13:56 - Reply

    Amo esse filme, e com certeza é um dos meus favoritos… =D se não “O” favorito como diria a Mari, já perdi as contas de quantas vezes eu vi ele… e confesso, depois de ler seu comentário fui ver novamente! hauhauahuahuaa! E com ctza a química entre os dois é perfeita, tipo “Elena e Damon” e a “Em e Dex”(no filme)…
    Mas aí veio duas coisas… a cena da banheira… AONDE ELA ACONTECE, pq só vi fotos dela… kkkkk
    E outra, só eu acho que a casa deles é o hospital onde eles estão?? kkkk Pq a paisagem da visão do lago(ou seria um rio)… é igual gente!!! mas acho que eu viajei na maionese!
    Adorei a review como sempre Mari… =P

  9. Patrícia Silva 26 de janeiro de 2012 at 03:02 - Reply

    Eu amo os livros do Nicholas Sparks e os filmes, baseados nos livros, as vezes até superam e sempre me fazem chorar! Estou torcendo pra ganhar esse presente dois dias depois do meu aniversário! Quem sabe né? *—*

  10. Patrícia Silva 26 de janeiro de 2012 at 03:00 - Reply

    Eu amo todos os livros de Nicholas Sparks, já vi esse filme e chorei como em todos choro. Vou torcer para ter a sorte de ser sorteada dois dias depois do meu aniversário! Vai ser um grande presente *–*

  11. Isabella Elisa 23 de janeiro de 2012 at 23:47 - Reply

    Adoro esse filme *—*
    Cada cena é tocante,e perfeitamente romântica <3
    A química dos dois atingia qualquer um que os visse do sofá de casa. USAUSHAUSHA =D
    A Cena do prêmio da MTV dá até um calorão *-* O Ryan é um gatão e eu acho a Rachel maravilhosa s2

    Beijos,Mari!

  12. ~ Ivy ~ 22 de janeiro de 2012 at 00:24 - Reply

    Awww… Que adorable a sua review. Adorei. Vc já sabe que tb adoro, adoro, adoro. Só quero te contar que a minha cena favorita do filme é quando a Allie volta com as malas naquele vestido azul e o Noah tá enrolado no cobertor e vê ela lá de cima. E ela olha para ele. E ele para ela. E … Ah! Que lindo! he he he… Beijokas!

    • Mariana Garcia 22 de janeiro de 2012 at 00:35 - Reply

      Essa cena é mesmo mtooo linda! Adoro! Apesar de que eu adoro o filme inteiro, sou apaixonada por praticamente todas as cenas hahahah 

      Beijokas

    • Simone Alves 26 de janeiro de 2012 at 13:55 - Reply

       Amo essa cena tb…tão lindo né…. literalmente se falando por olhares!! Mas a cena deles saindo do barco, na chuva…. é a minha favorita!!

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)