A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo: A Grama do Vizinho é Mais Verde – Skoob | Goodreads

Titulo Original: Auf der anderen Seite ist das Gras viel grüner

Autor(es): Kerstin Gier

Tradução: Sayuri Arakawa

Editora: Editora Europa

Ano: 2012

ISBN: 978-85-7960-129-3

Número de páginas: 272

Sinopse: Se você pudesse voltar no tempo e viver os últimos cinco anos de novo, faria exatamente o que fez? O que você mudaria? A Grama do Vizinho é Mais Verde, fala sobre o amor e as dificuldades de se mudar o próprio destino – numa trama divertida e surpreendente.

 Kati é uma mulher jovem e razoavelmente feliz com seu marido, o Félix. Porém, depois de cinco anos juntos, às vezes se pergunta se seria mesmo uma boa ideia passar o resto da vida com ele. Um encontro casual com Mathias, pôs fogo nesse oculto rastilho de pólvora.

 Eles se conheceram num workshop de empresa. Kati pareceu ser a única mulher do mundo que não deu mostras de ficar impressionada com os atributos do bonitão. Isso mexeu com a vaidade do cara, que a teria esquecido rapidamente, não fosse um SMS. O torpedo, enviado por Kati a uma amiga íntima, por engano foi parar no celular de Mathias. Ele respondeu. E a partir daí, a vida de Kati, Félix e Mathias nunca mais seria a mesma.

[divider3 text=”Sobre o Autor”]

A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMKerstin Gier nasceu em 1966 e, desde criança, queria ser escritora. Estudou literatura germânica e inglesa, assim como música. Aos 30 anos publicou seu primeiro romance, Homens e outras catástofres, que acabou virando filme com a belíssima alemã Heike Makatsch no papel principal. Nos últimos 15 anos, Kerstin publicou 32 livros, alguns traduzidps para vários idiomas, ás vezes, sob os psedônimos de Sophie Berard ou Jule Brand. Este, A grama do vizinho é mais verde, foi lançado originalmente na Alemanha em novembro de 2011, e logo chegou ao topo das lista de best-sellers. Para fugir ao assédio da mídia e poder se dedicar ao que mais gosta – escrever -, Kerstin, o marido, o filho e um velho gato preto vivem anonimamente em uma pequena aldeia de montanha.

[list style=”arrow”]

[/list]

[divider3 text=”Opinião da Mari”]

A Grama do Vizinho é Mais Verde foi uma surpresa bem agradável, não conhecia muito da história e menos ainda sobre a autora do livro, mas fiquei satisfeita com a leitura. Poucos pontos não me agradaram no livro, mas falarei sobre eles depois, pois quero antes comentar sobre a narrativa da autora. Escrito em primeira pessoa, a narrativa é feita por Kati, a personagem principal do livro de forma muito fluída, Kati vai relatando tudo o que está acontecendo em sua vida, como se estivemos em uma conversa entre amigas, gostei bastante.

Kati também tem uma personalidade interessante com diversas peculiaridades como o fato de mencionar acontecimento/fatos desagradáveis todos em letras maiúsculas – como O CASAMENTO, A TIA e O BROWNIE todos partes de histórias divertidas devido suas circunstâncias – e saber detalhes do seu futuro. Não ela não é vidente, mas após um certo acontecimento tem uma segunda chance e a oportunidade de viver os últimos cinco anos de sua vida novamente.

[note color=”#E5C1C1″]

“A pequena estava conduzindo o brownie (ou O BROWNIE, como ele será chamado a partir de agora) à boca quando eu chacoalhei o pulso dela, fazendo o bolo com um cheiro delicioso de chocolate cair de volta ao prato. Ufa, bem na hora”

[/note]

Além de Kati o livro também tem personagens coadjuvantes que me agradaram como Mathias e Felix e as amigas de Kati, Marlene e Linda. As meninas são bem divertidas, mas os rapazes, ainda que fossem bons individualmente deixaram um pouco a desejar no quesito romance da história. Não sei se o problema na verdade foi com eles ou com Kati, mas ainda que ela estivesse sentindo diversas borboletas em seu estomago, o meu sentimento não era o mesmo.

[note color=”#FFF2D2″]

“Na minha barriga, as borboletas começavam a morrer. Uma após a outra, elas paravam de bater as asas. Tiveram vida curta. Mas talvez tenha sido melhor assim. Pelo menos, mais sensato. E bem mais … Maduro”

[/note]

De qualquer forma o único ponto que realmente não me agradou na história foi a forma que Kati voltou ao passado, pois ele não foi de fato explicado e após ler que o livro seria surpreendente, já estava formando diversas teorias. Confesso que li diversos livros com essa temática ultimamente, então ainda que a teoria fosse impossível eu não me importaria desde que ela de fato existisse. Do meu ponto de vista, a história pecou nesse sentindo, mas acertou em todos o resto com diversas referencias atuais e uma mensagem bem positiva.

[divider3 text=”Quote Favorito”]

“… a grama do vizinho não era mais verde, mas igualmente verde…”

[divider3 text=”Capa e Diagramação”]

A letra tem um tamanho ótimo e as páginas são amarelas, um padrão que me agrada, mas o que realmente me fez amar a diagramação do livro foi às frases espalhadas por eles, citando famosos, referenciando situações que Kati estava vivenciando. Pode parecer algo simples, mas detalhes como esse fazem com que o livro tem um diferencial, que chama atenção e nessa casa agrada. Em três de seus capítulos também tivemos referencia ao personagem que o narrava ( 2 capítulos narrados pro Felix e um capitulo narrado por Mathias) , as únicas exceções da narrativa.

A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Já a capa do livro não me agradou tanto, gostei das cores e da expressão de dúvida da mulher em sua capa, mas os rapazes no fundo não me agradaram. Primeiro por que eles não pareciam tão bonitos, quanto narrados por Kati e segundo por que eles pareciam muito jovens, comparados aos personagens dos livros. Ainda assim é uma capa, que chama atenção.

 

[divider3 text=”Nota da Mari”]

A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM   A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM    A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM   A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM   A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Onde Comprar”] [list style=”arrow”]

[/list]

Outros lançamentos da Editora Europa

[divider2]

A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM A Grama do Vizinho é Mais Verde - Kerstin Gier - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider2]

O livro é uma cortesia da Editora Europa

[divider2]