Jogos Vorazes – Suzanne Collins – #Resenha

Home/Jogos Vorazes, Livros, O Blog da Mari, Resenhas, Rocco Jovens Leitores, Suzanne Collins/Jogos Vorazes – Suzanne Collins – #Resenha

Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo: Jogos Vorazes – Skoob – Goodreads

Titulo Original: The Hunger Games

Autor(es): Suzanne Collins

Tradução: DAlexandre D’ Elia

Editora: Rocco Jovens Leitores

Ano: 2010

ISBN: 978-857980-024-5

Trilogia: The Hunger Games

Volume: 01

Número de páginas: 397

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?.

[divider3 text=”Sobre o Autor”]

Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMSuzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros Ela vive com sua família em Connecticut. Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.

[list style=”arrow”]

 

 

[/list] [divider3 text=”Book Trailer”]

[media url=”https://www.youtube.com/watch?v=6S2pY7npDQM”]

[divider3 text=”Opinião da Nathy”]

Tinha uma grande relutância em começar a ler essa trilogia, primeiro porque quando se torna um sucesso muito grande e todas as pessoas dizem que é bom crio fico esperando algo realmente maravilhoso e quando vi o filme não tinha gostado achado realmente muito parado e por diversos momentos fiquei com sono, mas depois que a Juliana Franco insistiu dizendo que o livro era bem melhor e que iria gostar resolvi dar uma chance e realmente o livro me tocou muito mais que ao filme, acredito que se algumas coisas que tiveram no livro fossem acrescentadas na adaptação teria sido infinitamente melhor.

A narrativa é em primeira pessoa, não vou negar que em muitos momentos achei bem cansativa ainda mais quando era Katniss sozinha então ficávamos somente com seus pensamentos e medos. Mas, a leitura flui de forma excelente e me fez desejar continuar lendo a trilogia ainda que já saiba o que irá acontecer nos próximos livros e ficar bem triste com isso.

[note color=”#FFF2D2″]

“-Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte sempre esteja a seu favor!

[/note]

Katniss é uma das personagens mais fortes que já vi, amei muito mais a personagem no livro do que no filme ainda que Jennifer Lawrence esteja maravilhosa no papel, ela é bem mais destemida lutando em todos os momentos para se mantiver viva e usando de qualquer coisa que estivesse disponível para isso acontecer, gostei de ver que ela tem muito mais sentimentos, pois no filme ela parece um robô. A relação com sua irmã é a mais linda de todas, no momento em que se voluntaria vieram lagrimas aos olhos porque me imaginei no seu lugar e com certeza faria de tudo para manter a minha irmã longe desses jogos.

Peeta também está muito melhor no livro inclusive consegui gostar um pouco dele, tinha atitudes realmente de homem e não de um menino desesperado, fez de tudo por Katniss que me deixou muito feliz, acredito que se tivesse mostrado esse lado no filme, muitas pessoas teriam torcido por ele, meu problema com relação ao casal foi que não conseguia tirar o ator Josh Hutcherson da mente então ficou bem complicado torcer por eles, mas é bem claro que não existe um triângulo amoroso nesse primeiro livro.

[note color=”#E5C1C1″] “-Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza que ela não sabia qu eu existia até a colheita” [/note]

Prim e Rue tiveram papéis realmente importantes no livro e emocionantes de verdade, todas as vezes que apareciam tinha que controlar as lágrimas, eu sou dessas que choram demais em livros e filmes, então quando diversas coisas acontecem principalmente com Rue tive que respirar fundo e controlar. Rue foi uma das minhas personagens favoritas no livro e queria que tivesse tido um final diferente, mas entendo que certas coisas tem que acontecer numa história para poder prender a nossa atenção.

Gale no filme era meu personagem favorito e todo fofo com Katniss confesso que torcia sim pelos dois, mas tive uma visão completamente diferente no livro do que estava acontecendo e como a Katniss se sentia de verdade, por isso somente agora consigo ver o Gale como aquele irmão que se juntou a uma nova família para poderem se ajudar e juntos passar por cima de todas as adversidades. Nesse primeiro livro então não consegui torcer por nenhum dos dois, mas quem sabe quando tiver terminado a trilogia ou o segundo livro passe a ver com outros olhos os personagens e os romances.

[note color=”#FFF2D2″]

“Prim está gritando histericamente atrás de mim. Ela enroscou os bracinhos magricelas em meu corpo como se fosse um parafuso.

[/note]

[divider3 text=”Quote Favorito”]

Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Capa e Diagramação”]

Gosto da capa do livro que representa o broche que a Katniss leva junto de si o tempo inteiro, mas em vista de outras capas de distopias acho que essa perde muito valor e não chama tanta atenção assim das pessoas, acredito que se fosse com a Katniss na capa sozinha ficaria muito mais bonita. A diagramação é simples cada capítulo inicia em uma nova página com um símbolo marcando o número do capítulo, as páginas são amareladas diferente do padrão da editora.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Próximos Volumes”]

[list style=”arrow”]

    • Jogos Vorazes – Lançado em 2010
    • Em Chamas – Lançando em 2011
    • A Esperança – Lançado em 2011

[/list]

[divider3 text=”Nota da Nathy”]

Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM    Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM    Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM     Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM     Jogos Vorazes - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Onde Comprar”] [list style=”arrow”] [/list]

About the Author:

Nathalia Garcia - A Nathy! Tem 26 anos e é formada em Psicologia. Seu maior vício são os livros, ela sempre está se arriscando em um novo desafio literário. Romances policiais são os seus favoritos. Nos últimos anos também se tornou uma apaixonada por séries. Once Upon a Time e Criminal Minds são algumas das suas séries prediletas.

13 Comments

  1. […] Faz sentido ter esse pássaro voando liberto de tudo, passa uma sensação de paz, porém a capa de Em Chamas é muito mais bonita. Fiquei louca quando vi. A editora manteve o padrão até o último livro […]

  2. Hortencia Dias 22 de junho de 2013 at 12:20 - Reply

    Amo Jogos Vorazes, não gosto do final da séries, mas vale a pena ler.
    blogjulietanoavesso.blogspot.com.br/

    • Nathalia Garcia 28 de junho de 2013 at 10:32 - Reply

      @hortenciadias:disqus Já me contaram o que acontece nesses livros, mas vou assim mesmo continuar lendo para ver como me sinto rs.
      Beijos

  3. Nathy Miranda 19 de junho de 2013 at 21:37 - Reply

    Oi Nathy, tudo bem?

    Eu também demorei um pouco para começar esta trilogia, mas também quando peguei li tudo em 3 dias, tamanha foi minha ansiedade! Hahahahaha
    Eu gostei do filme, mas é claro nem tem o que dizer se for comprar com o livro. mas que legal que você tenha gostado e se emocionado =)

    Abraços,
    http://www.natocacomacoruja.com/

    • Nathalia Garcia 28 de junho de 2013 at 10:31 - Reply

      @NathyMiranda:disqus Oiee Nathy (rs) tudo sim e com você??
      Acho que é mau de Nathalia hein rs

      Fiquei muito relutante em ler por causa do filme, acho que não fez nenhum um pouco jus ao livro e isso me incomodou demais, dessa vez vou ler os livros dessa trilogia antes de ver os filmes.

      Beijosss

  4. sorayaestrela 18 de junho de 2013 at 17:09 - Reply

    Sò te digo uma coisa: Eu te disse!! rsrsrs

    Eu amo Jogos Vorazes, tanto o filme qto o livro. Mas o livro ainda tem detalhes muito bons. Fico mto triste pq a cena da caverna não foi fiel. Ela é linda.

    E lamento informar não existe competição pro Peeta, ele é perfeito!! Gale some perto dele. Apesar que no filme o Josh é quem some perto do Liam devido a sua altura. rsrsrs

    Leia logo Em Chamas que na minha humilde opinião é o melhor livro da trilogia. Impossível não terminar e começar Esperança.

    Mas faço uma crítica enorme a esse livro, não a estória mas a Rocco. A tradução é mto pobre.

    Girl on Fire vira Garota Quente. (no 2o livro mudam para Garota em Chamas que faz mto mais sentindo).

    Mas o pior na tradução é Feast (banquete) ter sido traduzido por Ágape. AGAPE?? O que amor no grego tem a ver com aquela cena?? E eles são de fato convidados para um banquete. Isso me revoltou mto até pq os livros não são baratos, cada um sai por R$29,90. Dei uma sorte e comprei numa promo os 3 por R$29,90.

    Bem é isso e termino esse enorme comentário com a frase do filme 2 que se aplica a realidade no Brasil #TodaRevoluçãoComeçaComUmaFaísca

    • Nathalia Garcia 20 de junho de 2013 at 21:17 - Reply

      sorayaestrela Ainda não cai completamente de amores pelos livros, mas quem sabe isso não aconteça nos próximos rs

      A cena da caverna não foi nenhum um pouco parecida e mutio menos o relacionamento deles logo após o primeiro beijo, sei la isso poderia ter sido mais abordado no filme.

      Ainda que não tenha competição para o Peeta não consegui gostar dele e o Gale teve pouco espaço, mas por ser o Liam me deixou torcendo um pocuo mais por ele.

      Bom não me apeguei a esse fato da tradução consegui ler tranquilamente por cima de tudo isso… A Mari também pegou a promoção desse livro rs
      Beijoss

  5. Juliana Prust 18 de junho de 2013 at 15:34 - Reply

    Que bom que vc gostou, Nathy.
    Essa autora é maravilhosa, eu li os 3 livros em um final de semana. Não conseguia parar.
    Os livros me marcaram demais e me fizeram dar valor a pequenas coisas da vida.
    Katniss é uma das minhas personagens favoritas. E como vc sabe torci muito para ela e Peeta ficarem juntos.
    Estou doida para que vc leia ‘Em chamas’.
    Beijo, Nathy.

    • Nathalia Garcia 20 de junho de 2013 at 21:13 - Reply

      @julianaprust:disqus Impossivel não gostar, bem emocionante mesmo.
      Vou ver se coloco Em Chamas no desafio do mês que vem.
      Esse livro é sobre várias lições e como temos que lidar com cada uma delas, gostei demais das temáticas abordadas e confesso que estou bem curiosa pelos próximos volumes.
      Beijoss, Juh

  6. Larissa Campos Souza 18 de junho de 2013 at 08:52 - Reply

    Nathy! Que lindeza!
    Eu gostei muito de Jogos Vorazes, e nem tanto assim do filme. Mas vou assistir Em Chamas quando lançar.
    Amei a resenha, você falou realmente o que eu pensei, só que eu tenho um problema muito grande em unir casais que não existem, então desde o comecinho torci muito pela Kat e pelo Gale, mesmo não havendo nenhum indício de que eles nutriam algum sentimento amoroso. Sou uma romântica incorrigível, fazer o quê! rs
    E o Peeta pra mim, é só um cara que está no meio disso tudo, um coitado. Mas o meu personagem preferido(do filme) é o Snow! Eu simplesmente amo o Donald Sutherland e ele arrasou no papel maléfico! haha
    Um beijo!

    • Nathalia Garcia 20 de junho de 2013 at 21:12 - Reply

      Larissa Campos Souza Viu eu disse que ia ler o livro, me esforcei um pouco e consegui rs

      O filme deixa muita coisa a desejar, talvez por isso que não tenha gostado antes dos livros.

      Também sempre torço para os casais errados e depois fico sofrendo porque não aconteceu do jeito que queria, mas ainda não consegui ver romance entre nenhum deles quem sabe mais para frente não torço pelo Gale.
      Peeta se fosse outro ator que tivesse feito o papel teria gostado muito mais rs.
      Beijãooo

  7. Rodrigo Lessa 17 de junho de 2013 at 22:42 - Reply

    AAAAAH o melhor livro, da melhor autora, da melhor historia de TODAS, amo Jogos Vorazes, essa é a 2ª resenha que vejo, já até vi ao filme. Estou amando esse blog *-* Bom… Acho muito bacana a autora fazer essa historia, envolver coisas reais com a ficção, a criação desse Reality mortal, claro que no final dava para saber que a katniss ia ficar com seu parceiro de distrito e eu amei isso, ela é uma ótima atriz, fizeram uma boa escolha. Jogos Vorazes é um sucesso, lembro de quando na escola eu nem sabia de nada e muitos estava tão ansiosos para a historia e para ver o filme, adoro JV ♥ Adorei seu post e a forma que vc colocou o quote *0*

    • Nathalia Garcia 20 de junho de 2013 at 21:09 - Reply

      @rodrigo_lessa:disqus Eu nõ queria me render ao poder de Jogos Vorazes mas esse primeiro livro foi realmente maravilhoso rs… Fico muito feliz que esteja gostando do nosso blog e espero que volte sempre e continue comentando com a gente.
      Realmente ela trouxe um problema da fome que é bem presente em todos os paises, enquanto outros vivem tranquilos.
      Beijos

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)