Cosmópolis – Cosmopolis – #Opinião

Home/Cosmopolis, Críticas, Filmes, O Blog da Mari/Cosmópolis – Cosmopolis – #Opinião

Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Cosmópolis

Titulo Original: Cosmopolis

Elenco: Robert Pattinson, Paul Giamatti, Juiliette Binoche, Jay Baruchel, Kevin Durand, Samantha Morton, Sarah Gadon, Mathieu Amalric, Emily Hampshire, Anna Hardwick.

Direção: David Cronenberg

Gênero: Drama

Duração: 109 min.

Distribuidora: Imagem Filmes

Estreia:  Setembro de 2012

[spacer size=”2″]

Sinopse:  Cosmópolis acompanha a história de um jovem gênio multi-milionário egocêntrico, Eric Packer (Robert Pattinson). Ele acordou com uma obsessão: cortar o cabelo no seu barbeiro localizado do outro lado da cidade. Para isso, o gênio de ouro das finanças terá que atravessar, em sua limousine, uma caótica Nova York que irá revelar uma ameaça a seu império a cada quilometro percorrido.

[divider3 text=”Trailer do Filme”]

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=kc0vvUB-q5Q”]

[divider3 text=”Opinião da Mari”]

Cosmópolis é o tipo filme que eu amo/odeio. Provavelmente não vou voltar a vê-lo, tampouco vou ficar indicando o filme a conhecidos, mas assim que me perguntam sobre ele, começo a divagar e discutir sobre os diversos temas abordados em seu decorrer. E como acontece com muitas pessoas, assim o terminei de ver o filme procurei saber a opinião de outras pessoas em relação a ele. E acabei encontrando uma critica que mencionava o seguinte:

[divider]

“Diante de tanta informação cifrada e a ausência de uma narrativa linear, ao menos nos moldes convencionais aos quais Hollywood costuma seguir, Cosmópolis é um filme a ser compreendido aos poucos.” Francisco Russo, Adoro Cinema.

[divider]

E eu não poderia concordar mais com a afirmação acima. O filme realmente possui muita informação e não segue a linha do típico filme hollywoodiano, o que faz com que ele não seja facilmente compreendido. E não, eu não estou me achando toda cult por entender o filme, até porque a principio eu não o entendi completamente. Tinha certeza que o filme mostrava além do que estava assistindo, conseguia ver claramente uma crítica à sociedade, mas não sabia exatamente o que ele queria me dizer e por esse motivo busquei por uma segunda opinião. Como disse, esse tipo de filme me instiga a comentá-lo com outras pessoas.

Cosmópolis é protagonizado por Robert Pattinson e confesso que por esse motivo o acabei assistindo. Estou longe de ser uma grande fã do ator, mas apenas fiquei sabendo sobre o filme, devido aos comentários das fãs de verdade do ator nas redes sociais. Sua performance, não chama muita atenção, mas também não a criticaria. Seu personagem passa a maior parte do tempo dentro de uma luxuosa limusine e ali ele satisfaz todas as suas necessidades (literalmente todas elas) sem demonstrar muita emoção. A inexpressividade de Pattinson no papel não é causada por uma má interpretação, mas sim pela falta de vontade de viver do personagem, que tem praticamente tudo o que o precisa e nada mais o satisfaz de verdade.

No fim das contas, gostei de ver a atuação de Robert Pattinson, gostei da critica feita a sociedade e até mesmo da forma que o filme nos faz refletir sobre a nossa própria vida, mas não sei se o recomendaria, mais uma vez, acho que ele foi feito para um grupo de pessoas bem peculiar e apenas essas pessoas vão gostar dele, assim como acontece com tantos outros.

Eu não sabia, mas o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Don DeLillo em 2003.

[divider3 text=”Quotes”]

“The more visionary the idea, the more people it leaves behind.” Vija Kinsky

[divider3 text=”Fotos”]

Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM

Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM

Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM Cosmópolis - Cosmopolis - #Opinião | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Onde Comprar”]

[list style=”arrow”]

[/list] [divider2]

About the Author:

Mariana Garcia - A Mari! Tem 28 anos e é formada em Engenharia da Computação. Seu maior vício são as séries. Sua watchlist está lotada, mas nunca demais para adicionar um novo reality show. Nos livros assim como nos filmes seu gênero predileto são os romances e as comédia românticas (chick-lits).

3 Comments

  1. […] Cosmópolis – Cosmopolis – #Opinião […]

  2. Pah 7 de julho de 2013 at 17:59 - Reply

    O que me chamou mais a atenção qndo o filme foi lançado foi o fato de que a maior parte (pelo que me falaram) é que o filme é rodado dentro da limosine, a trama não me chamou muito a atençao, nem o elenco, não sei se veria, mas vai saber…

    • Mariana Garcia 10 de julho de 2013 at 16:04 - Reply

      @disqus_D16GVQOwzE:disqus Realmente Pah, 90% do filme se passa dentro de uma limousine, dentro dela o Erick faz de tudo, como se tivesse criado o seu próprio mundo. A analogia a realidade é bem interessante, mas de fato não é um filme que chama muita atenção.

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)