Em Chamas – Suzanne Collins – #Resenha

Home/Em Chamas, Livros, O Blog da Mari, Resenhas, Rocco Jovens Leitores/Em Chamas – Suzanne Collins – #Resenha

Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo: Em Chamas – Skoob – Goodreads

Titulo Original: Catching Fire

Autor(es): Suzanne Collins

Tradução: DAlexandre D’ Elia

Editora: Rocco Jovens Leitores

Ano: 2011

ISBN: 978-85-7980-064-1

Trilogia: The Hunger Games

Volume: 02

Número de páginas: 413

[spacer size=”2″]

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente. Primeiro Capítulo.

[divider3 text=”Sobre o Autor”]

Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMSuzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros Ela vive com sua família em Connecticut. Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.

[list style=”arrow”]

 

 

[/list] [divider3 text=”Book Trailer”]

[media url=”https://www.youtube.com/watch?v=wi7clPEryBI”]

[divider3 text=”Opinião da Nathy”]

Graças a Juliana Franco (Juliana Batb) continuei dando uma chance para a trilogia de Jogos Vorazes, eu posso dizer que me arrependo de não ter continuado antes, pois esse segundo livro sim me empolgou demais e me fez ficar muito ansiosa pelo que viria acontecer no último livro, já sei uma coisa que irá acontecer e me deixou muito triste, porém espero que não estrague a leitura quando finalmente começar, não posso continuar nesse mês por conta do Desafio de 30 livros em 30 dias que já tem a lista pronta, mas com certeza mês que vem estarei lendo e descobrindo o que irá acontecer com esses amados personagens.

Sabe aquele tipo de livro que você sabe que quando começar não irar mais parar, mas mesmo assim fica relutante em ler? Pois, foi assim que me senti quando vi que iria ler Em Chamas, estava com receio de que fosse demorar demais em sua leitura e com isso atrasar totalmente meu desafio, porém quando sentei na cama e comecei a ler não queria largar, estava louca para saber o que aconteceria com o Peeta e a Kat. A escrita de Suzanne nesse segundo livro é excelente, a leitura foi bem mais rápida que a do primeiro e me encontrei em vários momentos com uma imensa vontade de chorar.

[note color=”#FFF2D2″]

“Não aguento mais esperar! Quero que tudo isso acabe logo – sussurro

[/note]

No primeiro livro não conseguia torcer pelo Peeta e me encontrava em muitos momentos com raiva de tudo que ele e Kat estavam passando juntos, nesse segundo livro ele conseguiu se tornar meu favorito, ainda que tenha tido atitudes de risco em vários momentos, afinal de contas nos livros os homens sempre protegem as mulheres e não ao contrário. Mas, consegui perceber um Peeta mais amoroso, carinhoso, nenhum um pouco egoísta, sempre colocando Kat e sua família – até mesmo Gale – em primeiro lugar do que sua própria vida. Dessa vez não queria a Kat com ele porque não acho que o mereça.

Por favor, não briguem comigo sobre pensar assim de Kat, mas ainda que ela se mostrasse aquela menina forte do primeiro livro perto de todos os acontecimentos achei essa sua força um tanto quanto apagada. Ela quis tomar umas atitudes que não valiam a pena e sem nem pensar no que iria acontecer com sua família e com todos aqueles que a amam. Consigo entender perfeitamente como viver no Distrito 12 fez com que ela endurecesse sua visão e seu coração, somente sentindo algo por Prim.

[note color=”#E5C1C1″] “Porque não quero que você se esqueça de como as nossas circunstâncias são diferentes. Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida para mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida.” [/note]

Apesar de toda a confusão que Peeta e Kat conseguem se colocar por terem sobrevivido, sempre tem um espaço para o romance, sinceramente achei muito fraco o que tentaram fazer em relação ao Gale, se no primeiro filme achava que ele a amava, mas Kat somente o via como um irmão, nesse livro quando uma situação aconteceu não consegui me empolgar porque não via nenhuma química naquele momento, mas quem sabe quando acontecer no filme me encante. O Gale é um personagem mais ativo nesse livro, porém continua apagado, sua personalidade sinceramente não chega nem aos pés do Peeta, na minha visão, não passa de um menino revoltado com a vida – ainda que tenha motivos para isso.

Agora quem realmente me encantou completamente nesse livro e espero que até o final de toda a trilogia não morra e ainda tenha um final feliz – o que acho muito difícil – é o Finnick. Quando vi o ator que irá fazer seu papel fiquei completamente apaixonada, porque é o mesmo ator de Piratas do Caribe, então durante a minha leitura somente conseguia pensar nele no papel. O personagem é forte, determinado, misterioso – ainda que tenha desconfiado de uma parte seus planos muito rápido – e romântico, acho que ele se tornou meu favorito até o momento e o Peeta em segundo.

[note color=”#FFF2D2″]

“Quem foi que eles usaram contra Finnick? – pergunta ele.

Uma pessoa chamada Annie – digo.

[/note]

Tive muita relutância com essa trilogia porque não havia me empolgado com o livro e também por causa da pressão de ter que gostar dos livros porque estava em alta, mas agora vejo que deveria ter lido antes, então – sem pressão nenhuma – recomendo esses livros para todos aqueles que gostam de romance, aventura e distópia.

[divider3 text=”Quote Favorito”]

Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Capa e Diagramação”]

Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMEu simplesmente amo o fato de terem mantido os padrões nas capas e não terem decidido fazer alguma coisa completamente diferente, também fico muito feliz que deixaram igual da original porque acredito que se modificassem perderia toda a ideia que a autora teve com relação aos livros, elas transmitem exatamente o que esperar. Eu acho o cuidado com a diagramação desse livro muito perfeita com o mesmo símbolo da capa aparecendo em diversos momentos, seja em uma troca de capítulo ou nas mudanças de partes. Não encontrei nada de errado com a tradução.

[divider3 text=”Próximos Volumes”]

[list style=”arrow”]

    • Jogos Vorazes – Lançado em 2010
    • Em Chamas – Lançando em 2011
    • A Esperança – Lançado em 2011

[/list]

[divider3 text=”Nota da Nathy”]

Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM    Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM    Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM     Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM     Em Chamas - Suzanne Collins - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

[divider3 text=”Onde Comprar”] [list style=”arrow”] [/list]

About the Author:

Nathalia Garcia - A Nathy! Tem 26 anos e é formada em Psicologia. Seu maior vício são os livros, ela sempre está se arriscando em um novo desafio literário. Romances policiais são os seus favoritos. Nos últimos anos também se tornou uma apaixonada por séries. Once Upon a Time e Criminal Minds são algumas das suas séries prediletas.

8 Comments

  1. Rafael 3 de setembro de 2014 at 10:44 - Reply

    Parabéns pelo blog , gostei muito da apresentação , adorei esse artigo do livro em chamas , muito bom , tenho muita vontade de ler o livro , pois já assisti o filme , um abraço .

  2. Carol Borges 17 de novembro de 2013 at 17:32 - Reply

    Eu não consegui ver o filme na sexta porque minha mãe praticamente me arrastou pra fazenda que não tem nem internet, mas eu queria saber…
    É bom o filme??
    É parecido com o que a gente imagina quando está lendo??
    Tomara que eu consiga ir no cinema essa semana.
    Ah e eu realmente chorei lendo “Em Chamas” (Já li 3 vezes 🙂
    Em “A Esperança” eu fiquei com raiva quando estava lendo praticamente o livro todo, mas toda a raiva foi compensada pelo final, que é maravilhoso, mas eu acho que a Suzanne Collins devia ter poupado algumas mortes. De todo jeito amei os livros, todos eles são muuuito bons. Sou tributo com orgulho!!

  3. Hellen Rodrigues 6 de setembro de 2013 at 08:41 - Reply

    Gente não tem como não se apaixonar pelo Finnick, eu sinceramente não conheço ninguém que não o amo *-*! Em chamas é realmente um livro muito envolvente, e sugiró que você leia Esperança urgentemente kkkkkkkkkkk! Pensei que tinha sido só eu que de vez em quando tinha vontade de chorar ao ler Em chamas auhauhau.

    • Nathalia Garcia 6 de setembro de 2013 at 15:21 - Reply

      @hellenrodrigues:disqus Também fofo daquele jeito somente uma louca para não se apaixonar por ele rs Vários momentos quis chorar ainda mais quando o Peeta falava alguma coisa fofa para ela e sabia que tinha que lutar para manter a Kat viva. Já estou lendo A Esperança e surtando demais aqui rs.
      Beijos

  4. Larissa Campos Souza 14 de agosto de 2013 at 20:29 - Reply

    Ahhh sou Team Gale até o fim, não importa o que digam! hahaha
    Mas o Finnick é caso sério! Simplesmente amo esse doido!

    Esperando ansiosamente pelo filme e torcendo mais ainda pra que não estraguem tudo! hahahaha
    Beijo! Gale e Finnick VENHAM NI MIM *.* rs

    • Nathalia Garcia 6 de setembro de 2013 at 15:20 - Reply

      @larissacampossouza:disqus Deixa ele vir em mim também??? Por favor estou tão in love por ele rs

      Eles estragaram um pouco o primeiro filme e com isso não tinha vontade de ler os livros ainda bem que insistiram nisso, gosto do Gale mas acho ele tão apagado fico até triste com isso.
      Beijos

  5. Juliana Prust 14 de agosto de 2013 at 19:53 - Reply

    Amei, amei demais a resenha, Nathy. E eu penso como vc tb. Apesar de gostar da Katniss e achar ela forte e tudo o mais, eu penso que ela não merece o Peeta (claro que torço para eles. sou contraditória. kkkk). Ela fica muito indecisa, pensando no Gale. Quando tá com Gale pensa no Peeta. E que bom que vc não desistiu dessa saga. É uma das minhas favoritas (junto com ‘Instrumentos mortais’). Eu chorei muito com os 3 livros. Eu tb adoro o Finnick (não quero contar spoiler, mas a gente comenta mais sobre ele quando vc ler ‘Esperança’).
    Beijo, Nathy.
    Fico esperando suas outras resenhas.

    • Nathalia Garcia 6 de setembro de 2013 at 15:18 - Reply

      @julianaprust:disqus Sabe que estava com muito medo de não gostar da resenha fiquei tão feliz que tenha curtido. Somos bipolares isso sim, mas concordo ela não merece o Peeta ele é muito fofo e tudo mais. Já estou lendo A Esperança e em breve deve ter resenha no blog espero de verdade que nada aconteça com o Finnick porque senão vou derramar muitas lágrimas rs.
      Beijosss Juh

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)