Sinopse: Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como “o Velho”. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o que parecia ser a solução é apenas o começo de grandes descobertas … E Callie terá que lutar para tentar sobreviver. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Starters – Skoob

Titulo Original: Starters – Goodreads

Autora: Lissa Price

Tradução: Ivar Panazzolo Júnior

Editora: Novo Conceito

Ano: 2013

ISBN: 978-85-8163-014-4

Número de páginas: 367

Série: Starters | Volume: 1

Sobre a Autora

Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM

Lissa Price estudou Fotografia e Escrita, mas o mundo acabou sendo seu melhor professor. Ela passeou com elefantes em Botswana, nadou com pinguins em Galápagos e ficou em um campo rodeada de nômades em Gujarat, Índia. Ela foi cercada por búfalos Cape furiosos na África do Sul e cantou um refrão silencioso com cem belugas da costa de Oahu. Ela dançou na cabanas em casamentos na Índia e tomou chá com a socialite viva mais famosa de Kyoto. Quando ela se sentou para escrever, descobriu que as viagens mais surpreendentes ainda estavam em sua mente. Lissa mora perto das montanhas da Califórnia do Sul com seu marido.

Opinião da Mari

O post tem spoilers de Retrato de uma Starter.

Comecei a ler Starters no inicio desse ano, sim você não leu errado, não foi no inicio do mês ou no inicio da semana, foi mesmo no inicio do ano. Mari você demorou 10 meses para terminar de ler o livro?! Na verdade não, rs. No inicio do ano, quando comecei a ler Starters, estava lendo outros livros paralelamente – vocês também fazem isso? – e coincidentemente as histórias eram bem parecidas. Como não queria ficar enjoada lendo sobre o mesmo tema – pessoas vivendo a vida de outras pessoas – decidi fazer uma pausa na leitura e retomá-lo em outro momento. Acabei demorando mais do que eu esperava, mas no fim acabou sendo muito bom, pois a minha experiência acabou sendo muito mais interessante.

Starters é uma distopia, onde o cenário principal é um mundo pós-guerra, no qual apenas jovens de até vinte anos e idosos com mais de sessenta anos são sobreviventes. Sendo eles na história chamados de Starters e Enders, respectivamente. No mundo criado por Lissa a desigualdade social é extrema, assim como a concentração de poder. Enders desfrutam de uma vida tranquila, cheia de regalias, enquanto starters, órfãos como Callie – a personagem principal – sofrem tentando sobreviver em condições precárias.

O livro tem seu inicio exatamente do ponto que Retrato de uma Starter parou, mostrando Callie entrando na Prime Destinations. A narrativa continua sendo em primeira pessoa, contudo Callie é quem passa a narrar a história. Nela há pontos altos e baixos. Price escreve muito bem e conseguiu prender a minha atenção desde o inicio da história, ao me introduzir num mundo cheio de tecnologia. O cenário visto no filme Minority Report – um dos meus favoritos do gênero – instantaneamente me veio a mente e mais uma vez me vi fascinada com a possibilidade de pessoas vivendo muito além dos 100 anos e equipamentos que não apenas mostravam imagens/filmes em 3D, mas proporcionavam uma experiência totalmente diferenciada.

5. Se houver algum problema com o corpo de aluguel, retorne à Prime Destinations assim que for possível. Por favor, trate o corpo de aluguel com cuidado, lembrando-se sempre de que o corpo, na realidade, é uma pessoa jovem e viva. | Regras da Prime Destinations para Inquilinos

Além de vermos todo o avanço da tecnologia, durante a narrativa, junto com Callie, entendemos melhor o funcionamento da Prime Destinations. Ela assim como nós desconhece a empresa e apenas após conhecer Helena – sua inquilina – começa a entender o que realmente acontece no local. Callie está sempre descobrindo algo novo e isso torna a leitura bem dinâmica. Porém o fato da narrativa ser em primeira pessoa, nesse caso, acabou fazendo com que alguns pontos deixassem a desejar. Por exemplo, quando a garota entra na Prime Destinations, ela deixa Michael cuidando do seu irmão Tyler e durante toda a “aventura” vivida por ela, não temos informações sobre eles. Michael se mostrou um personagem incrível, nas poucas páginas de O Retrato de uma Starter e acabou sendo ignorado em Starter, o que me deixa de certa forma frustrada.

Durante o desenvolvimento da história me vi muito envolvida com as personagens principais, Callie e Helena. Assim como me envolvi com os coadjuvantes da história. Achei Maddison muito divertida, o senador Harrison um personagem muito instigante e Sara de uma ingenuidade adorável – dava vontade de pegar a garota nos braços e abraçar. Todos eles do meu ponto de vista foram bem desenvolvidos. A trama, porém, tem pontos praticamente inacreditáveis durante as reviravoltas escritas por Lissa Price. Acredito que a autora queria fazer algo tão revolucionário e mirabolante, que acabou se perdendo um pouco. Se ela tivesse se mantido no básico, talvez eu tivesse gostado ainda mais da história.

Ela era uma versão mais jovem de mim mesma, a pessoa que eu fora durante o último ano. Uma órfã desesperada e faminta, ansiosa para conseguir restos de qualquer coisa, à mercê de um sistema que se importava menos com menores sem família do que com cães abandonados.| Callie

De qualquer forma esses pequenos detalhes contra dizentes – em alguns momentos Callie arrisca tudo por seu irmão, em outros ela se diverte e praticamente esquece que ele existe – não me incomodaram tanto como a falta de romance ou a forma que ele foi abordado em Starters. Blake é introduzido na trama de forma abrupta, assim como o seu envolvimento com Callie. Não consegui torcer de fato pelo casal ou me importar com eles. Senti também que a autora em alguns momentos quis criar um triângulo amoroso, que não existia, já que como disse anteriormente o Michael foi praticamente ignorado. A reviravolta final envolvendo o casal Callie e Blake não me convenceu, não me agradou e ainda fez com que eu repensasse alguns pontos do livro.

No final a jornada no mundo dos Starters e dos Enders é muito interessante. Tem seus altos e baixos, mas vale a pena. Estou curiosa em relação ao próximo livro, que deve ser lançado em 2014 nos EUA. E espero que a loucura da autora não seja muito grande. Torcendo por um final feliz na vida dos personagens.

Quote Favorito

Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Desde a primeira vez que vi essa capa, fiquei encantada. Ela é espelhada, tem diversos relevos e instiga muito a minha curiosidade. Porque os cabelos brancos? Porque apenas um olho azul? Foram algumas das perguntas que fiz assim que a vi. A capa americana inicialmente seguia o mesmo padrão. Uma nova versão foi lançada há pouco tempo (imagem ao lado) e apesar de muito bonita prefiro a versão nacional. Na expectativa na capa de Enders seguir o mesmo padrão.

Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação do livro está ótima. As páginas parecem ter uma gramatura diferente do padrão da editora, as páginas parecem ser um pouco mais grossas. Elas são amarelas e tem seus capítulos sempre iniciados em uma nova folha. Os capítulos possuem diversas pausas, demarcadas com imagens de mini-chips, além de pensamentos descritos em itálicos. Encontrei alguns pequenos erros de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Nota da Mari

Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM Starters - Lissa Price - #ResenhaPremiada | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamentos

  • Livro 0.5 – Retrato de uma Starter – Lançado em  Julho/2012
  • Livro 1 – Starters – Lançado em Julho/2012
  • Livro 1.25 – Portrait of a Marshal – Lançado em 2012 nos EUA – Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Livro 1.5 – Portrait of a Spore – Lançado em 2013 nos EUA – Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Livro 2 – Enders – Previsto para Fevereiro de 2014.

Resenha Premiada

Essa postagem é uma resenha premiada. Seu funcionamento é bem simples, você comenta na resenha, preenche o formulário e concorre a um kit do livro.

Quem pode participar

    • A participação é voluntária e gratuita.
    • Qualquer pessoa física residente no Brasil pode participar desde que siga as regras abaixo.

Regras

    • Fazer um comentário nessa postagem – Comentários como  “gostei”, “otima resenha”, “participando”, etc não serão aprovados.
    • Preencher o formulário abaixo – Apenas a primeira entrada é obrigatória as demais são opcionais.

a Rafflecopter giveaway

Primeiro você precisa fazer login no aplicativo, para isso você pode usar uma das opções abaixo:

    • Usar sua conta do facebook (basta clicar no icone e autorizar o aplicativo no seu facebook);
    • Usar sua conta de email (What’s your name? = Qual o seu nome | What’s your email address? = Qual o seu e-mail ).

Depois de fazer login, você vai clicar em cima de cada uma das opções obrigatórias (neste caso há apenas uma):

  • Comente na resenha de Starters – Então você precisa comentar na resenha, colocar o nome utilizado na resenha no formulário e clicar em enter.

Pronto você já está participando da promoção, porém, como vocês podem notar outras opções foram liberadas. Essa opção são opcionais, mas aumentam suas chances, ou seja, você não precisa fazer elas, mas se fizer vai ter mais chances de ganhar, pois vai ter mais entradas no formulário.

E como faço para ganhar as chances extras? Da mesma forma que fez com a entrada inicial, você vai seguir as instruções da opção, preencher o formulário com os dados solicitados e clicar em enter. A seguir traduzi as que não estão em português.

    • Follow @oblogdamari on Twitter – If you already follow us on Twitter, you’re entitled to a free entry. If not, you can do it here – What’s your Twitter username?
    • Siga @oblogdamari no Twitter – Se você já nos segue no Twitter, você tem direito a uma entrada, caso não, você pode nos seguir aqui – Qual o seu usuário no twitter?

    • Easy entry for all O Blog da Mari fans on Facebook – If you’re a fan on Facebook, you are entitled to a free entry. If not, you can become one here: – What’s your Facebook name?
    • Entrada fácil para quem curte O Blog da Mari no Facebook – Se você nos curte no Facebook, você tem direito a uma entrada, caso não, você pode curtir a página aqui – Qual o seu usuário no Facebook?

    • Tweet about the giveaway
    • Tweet sobre a promoção – Você apenas precisa clicar no botão do tweet e colocar o link do seu tweet no formulário. Essa opção pode ser feita uma vez ao dia.

Caso tenha alguma dúvida em relação as outras opções deixem nos comentários, que atualizo o post, deixando claro que essas opção NÃO são obrigatórias, ou seja, se você não tem uma conta no instagram, por exemplo, não precisa criar uma apenas para a promoção. A unica obrigatoriedade nesse caso é comentar a postagem da resenha, ok?!

Sobre o Resultado

    • O sorteio será realizados no dia 15/11/2013 entre as pessoas que seguirem as regras acima.
    • O resultado será divulgado no blog e em nossas redes sociais.
    • O vencedor terá 48 horas para entrar em contato conosco, caso contrário um novo sorteio será realizado.
    • O prazo para envio é de até 30 dias.
“O livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”