Sinopse: Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!.

Ficha Técnica

Não Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Não Pare! – Skoob

Titulo Original: Não Pare!

Autor(es): FML Pepper

Tradução: Livro Nacional

Editora: BookBaby

Ano: 2012

ISBN: 978-1626-7-515-76

Série: Não Pare!

Volume: 01

Número de páginas: 288

Sobre a Autora

Não Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

FML Pepper trabalha há quase duas décadas com jovens e adolescentes e apaixonada pela leitura e pelo mágico universo infanto-juvenil, escrever foi apenas mais um passo para não parar de sonhar ou, como a autora prefere dizer, para não deixar de sonhar acordada.

Booktrailer

Opinião da Nathy

O livro Não Pare é uma publicação independente da autora FML Pepper e apesar de não conhecer a autora, minhas expectativas estavam altas em relação à história. Estava curiosa, pois queria saber como a autora abordaria e desenvolveria de forma diferenciada uma trama envolvendo a morte. Contudo após a leitura de alguns capítulos me senti frustrada, pois do meu ponto vista as tramas estavam acontecendo de forma muito rápida e sem muito desenvolvimento. Durante a leitura também acabei percebendo algumas semelhanças com os livros Crepúsculo e Percy Jackson e com o filme Encontro Marcado. São histórias que me agradam muito e isso poderia ter sido um ponto positivo, porém, acabei não conseguindo me desprender dessas referências a ponto de não encontrar uma identidade própria do livro.

A história gira em torno de Nina uma adolescente de dezessete anos que vive como uma nômade mudando de país com uma frequência muito grande. Em Nova York, porém, as coisas pareciam que iam ser diferentes até que um acontecimento pode colocar tudo a perder. A proposta do livro é interessante e instigante, no entanto, muitos mistérios foram abordados ao mesmo tempo, dificultando a compreensão da história, narrada em primeira pessoa. Apesar de a leitura ser rápida e fluir muito bem, tive a sensação que a história estava correndo para chegar a um ponto determinado da trama. Ao chegar nesse ponto o ritmo diminuía muito e nem sempre tinha uma conclusão, o que foi um pouco frustrante. Além disso, alguns acontecimentos eram tão surreais para mim, que tive parar e respirar fundo algumas vezes. Entendo que ficções têm características próprias, ainda assim, situações como Nina chegar à Nova York e em sua primeira tentativa, conseguir seu primeiro emprego na conceituada Barnes &Nobles não me convenceram.

Arrependo-me de não ter prestado atenção aos sinais. Se eu pudesse imaginar que estes seriam os últimos dias da minha vida, ou melhor, da vida a que estava acostumada, faria alguma diferença?

Nina é a protagonista da história e por esse motivo esperava muito mais da personagem. Ela tinha tudo para ser uma grande heroína, visto que estava envolvida em diversos mistérios, mas acabou se tornando uma personagem apática. Ela não questiona os motivos de sua mãe mudar de país, o porquê de tantas mortes ao seu redor ou o porquê de todos os rapazes, de repente, estarem interessados nela. Com comportamentos que se contradiziam e uma personalidade fraca, sempre sucumbindo a vontade dos outros, Nina se tornou, em minha opinião, uma versão pouco desenvolvida da Bela de Crepúsculo.

Richard, o mocinho-vilão/vilão-mocinho me deixou em um conflito muito grande. Queria amá-lo e defendê-lo de todas as formas, no entanto sua falta de atitude – ele não se colocava no papel de mocinho, disposto a salvar a mocinha e muito menos no papel de vilão, que ignorava seus instintos e fazia o que era necessário – fez com que eu deixasse de torcer pelo personagem. Gosto de personagens misteriosos, que lidam com seus conflitos, mas nesse caso não havia mistério ou tomada de decisões.

Estranho magnetismo. Não demorei mais que um centésimo de segundo para identificá-lo. Algo nele me dava medo, mas também me intrigava de modo irracional.

São tantos personagens secundários introduzidos no decorrer do livro, que não consegui me conectar com nenhum deles, o que também me frustra, pois quando leio um livro gosto de me sentir dentro da história, amiga dos personagens. Além disso, como vocês bem sabem não sou fã de triângulo amoroso – mesmo que não durem por muito tempo -, sendo assim Kevin também não me agradou, apesar de seu jeito misterioso. Ele não me passou confiança em nenhum momento, suas atitudes pareciam todas falsas, o que fez com que eu me irritasse ainda mais com Nina, que novamente não desconfiava de nada. Por sinal, quando uma morte viria bem a calhar para a história, infelizmente a mesma não ocorreu.

Meu coração, no entanto, oscilava entre o certo e o errado, o morno e o ardente. Kevin era gentil, agradável. Richard me queimava.

Apesar da forma como tudo terminou não estou ansiosa pelo próximo volume. Então provavelmente somente irei ler quando tiver um tempo e nenhuma outra leitura na frente.  Eu não tive um bom aproveitamento com “Não Pare”, mas ainda assim recomendo a leitura, pois pode ser que vocês aproveitem mais do que eu e se apaixonem por Nina e companhia.

Quote Favorito

Não Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Não Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMEssa é uma daquelas capas que não me dizem nada, ainda que seja instigante querer saber o que está acontecendo com esses dois não consigo ver a essência do livro nele. Talvez se colocasse o casal em outra posição chamaria mais atenção, assim como se o nome fosse um pouco maior. Quanto à diagramação não tem muitos pontos para apresentar, pois até o momento o livro está disponível apenas em e-book, a única diferença que vi e gostei foi o fato de ter uma marcação quando a cena muda dentro do mesmo capítulo facilitou demais a leitura.

Nota da Nathy

Não Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMNão Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMNão Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Não Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMNão Pare! - FML Pepper - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamentos

  • Não Pare! – Lançado em  2012
  • Não Olhe! – Lançado em 2013
“O livro é uma cortesia da Autora FML Pepper. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”