A Casa de Isabel – Clara Mello – #Resenha

Home/A Casa de Isabel, Clara Mello, Editora Mirabolante, Livros, O Blog da Mari, Resenhas/A Casa de Isabel – Clara Mello – #Resenha

Sinopse: Uma notícia inesperada faz com que Isabel e Teo, amigos de infância, passem o Carnaval na casa onde cresceram, revisitando cômodos, lembranças e sentimentos.

“(…) Entende que esta casa é mágica? Aqui podemos ter a idade, a lembrança, o dia que quisermos. Está tudo aqui. Nossa vida, Teo! Protegida nesta casa.”

A jovem e talentosa autora, Clara Mello, estréia na literatura com o romance ‘A Casa de Isabel’ pela editora Mirabolante. Com apenas 16 anos, Clara aborda temas complexos como a morte, o amor, a saudade, o desejo, a fé e a liberdade. Com ilustrações de Fernanda Barreto, este romance retrata os principais questionamentos, pensamentos e sentimentos de Clara. Num clima onírico e poético, ‘A Casa de Isabel’ consegue, embora com o frescor da escrita juvenil de sua autora, ser uma leitura para todas as idades.

Ficha Técnica

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: A Casa de Isabel – Skoob

Titulo Original: A Casa de Isabel – Goodreads

Autora: Clara Mello

Tradução: Livro Nacional

Editora: Mirabolante

Ano: 2010

ISBN: 978-85-620-4018-4

Número de páginas: 143

Sobre os Autores

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Clara Mello é piauiense, mas mora no Rio de Janeiro. Aos oito anos escreveu seu primeiro livro, As maluquices do papai, aos dezesseis seu primeiro romance, A casa de Isabel e desde então utiliza a internet para divulgar seu trabalho através do “Blog da Clara”.

Opinião da Mari

A Casa de Isabel foi uma agradável surpresa, comecei a ler o livro sem expectativas e me deparei com uma leitura reflexiva, atemporal e de uma narrativa primorosa. Clara Mello o escreveu aos seus dezesseis anos e eu ainda me sinto inconformada com isso. Como alguém tão jovem pode ter uma escrita tão madura e abordar temas tão profundos com tamanha simplicidade? Com Clarice Lispector, Cecília Meireles e Erico Veríssimo entre seus autores favoritos, Clara faz isso muito bem.

A autora escreve de forma poética, usando a figura masculina de Teo, como seu narrador, nos transportando para a casa de Isabel junto com eles. Os dois personagens voltam a casa onde cresceram, após um trágico acontecimento e naquele momento o tempo parece parar. Na casa onde podiam ter a idade que quisessem, conhecemos o essencial sobre o passado de Cecilia, Isabel e Teo, os personagens principais.

O que me impressionava mais em Isabel era o seu poder de compreensão. Ela realmente se conformava quando as coisas seguiam seu curso natural. E talvez por isso estivesse tão inconsolável agora.

Cecilia pode ser definida como uma caixinha de surpresas, a irmã mais velha de Isabel nunca esteve muito presente e por esse motivo Teo não nos diz muito sobre ela, até encontrar um de seus diários antigos. Através dele conhecemos a garota de forma mais profunda. Já Isabel é vista por Teo de forma deslumbrada. Nos olhos dele, ela é perfeita, bonita, alegre e cheia de energia e vontades. Isabel é basicamente a parte ying, de um Teo yang. O rapaz não demonstra muitas vontades, ele vive aprisionado em seu próprio mundo, de um jeito apático, com perguntas que não sabe as respostas. Apesar disso Teo é bastante protetor com Cecilia, sem dúvidas um ótimo amigo. Os três personagens tem personalidades bem diferentes, mas todos tem um vazio dentro si em comum, que me fez sentir vontade de abraça-los.

– E se nós brincássemos de pique-esconde?

– Já somos velhos para isso.

– Podemos ser velhos agora, mas aqui você escolhe a idade que quer ter e teremos.

Durante o tempo que ficam na casa de Isabel, o casal vive uma jornada onde refletem sobre a morte, a saudade, o amor, a felicidade, a liberdade, entre outros assuntos. Porém não há respostas objetivas para essas perguntas, o que as vezes me fez pensar que a leitura não estava indo a lugar algum. Mas no fim percebi que esse é exatamente o ponto chave do livro. Você sabe me dizer o que era a felicidade para você quando tinha cinco anos? E aos quinze ela significava a mesma coisa? E aos vinte cinco anos, o que é felicidade para você? Será que aos seus 35, 45, 55, 65 … ela significará a mesma coisa? Algumas vezes é necessário refletir sobre o passado para entender o que é desejado no futuro. A Casa de Isabel é o lugar perfeito para você parar, pensar e seguir em frente, assim como Isabel e Teo naquele momento precisavam fazer.

– Qual foi a última vez que você foi feliz, Teo?

Feliz …. Qual foi a última vez que eu fui feliz? Poderia dizer que foi ontem, que agora mesmo estava, que nunca fui. Pois a verdade é que nunca tinha parado para pensar no que de fato era felicidade.

O livro tem apenas 143 páginas e não tenho dúvidas que em poucas horas a leitura poderia ser finalizada, mas neste caso preferi o ler durante dias, aproveitando cada pedacinho do livro, refletindo sobre a minha própria vida junto com os personagens. Não digo, que é uma leitura para todos os dias, mas com certeza é uma leitura recomendada independente de sua idade.

Quote Favorito

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

O livro possuiu páginas amarelas, letras em um tamanho agradável e ilustrações em carvão, feitas por Fernanda Barreto, em cada inicio de capítulo. É possível ver o cuidado que a autora teve ao realizar a publicação, do livro que mais parece um presente.

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMQuanto à capa, confesso não ser das mais chamativas. Também não me diz nada sobre a história em um primeiro momento, mas se encaixa perfeitamente no contexto, após a realização da leitura. A casa em tons de cinza não me parece convidativa, ainda assim parece complementar a história, como mais uma metáfora.

Nota da Mari

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Promoção

A Casa de Isabel - Clara Mello - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Clique na imagem e saiba como participar!

“O livro é uma cortesia da Clara Mello. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da autora do livro.”
By | 2017-01-06T14:47:51+00:00 23/04/2014|Categories: A Casa de Isabel, Clara Mello, Editora Mirabolante, Livros, O Blog da Mari, Resenhas|Tags: |20 Comments

About the Author:

Mariana Garcia - A Mari! Tem 28 anos e é formada em Engenharia da Computação. Seu maior vício são as séries. Sua watchlist está lotada, mas nunca demais para adicionar um novo reality show. Nos livros assim como nos filmes seu gênero predileto são os romances e as comédia românticas (chick-lits).

20 Comments

  1. Maria Seuma Silva de Carvalho 21 de setembro de 2014 at 22:05 - Reply

    Talves seja eu , a mais nova leitora dessa maravilhosa autora,jovem ainda e muito linda.Ha dois dias atras comprei o livro;Bog de Clara para presentear minha neta de doze anos.Até eu estou o lendo.Muito bom.Te desejo sucesso na carreira.

  2. larissa tobias 20 de maio de 2014 at 16:37 - Reply

    Gostei dos trechos escritos aqui no blog, aparenta ser uma história muito empolgante e que te prende ao livro. Adoro livros assim!!!!!!!!! ♥

    • Mariana Garcia 22 de maio de 2014 at 20:49 - Reply

      Oi Larissa, não diria que a história é empolgante do tipo, que te faz querer acelerar a leitura, mas sem dúvidas conta uma boa história. As metáforas da autora foram muito bem usadas e explicadas! =)

  3. Marianny 17 de maio de 2014 at 16:52 - Reply

    Não vejo a hora de ler este livro, ganhando ou não a promoção darei um jeito de ganha-lo ou compra-lo. Ele visa uma história simples, mas com muito a contar, ainda mais feito por uma jovem ao que vejo que terá grandes histórias a contar.

    • Mariana Garcia 19 de maio de 2014 at 12:12 - Reply

      Marianny, se não ganhar a promoção, compre mesmo o livro, pois vale a pena! =) A Clara realmente é uma jovem com uma escrita incrível.

  4. Shadai Vieira 16 de maio de 2014 at 16:32 - Reply

    adorei a resenha (bem) dividida em partes.
    quanto ao livro, parece ser um pequeno belo exemplar para ser guardado com carinho.
    a história parece extremamente simples, pois é voltada para reflexão (filosófica), isso é bem interessante.
    e gostei de saber que é curtinho, e que você o leu em dias, e não de uma só vez – eu faço isso sempre com todos os livros que leio, demoro dias ou até semanas.

    torcendo para ganhar o sorteio!

    • Mariana Garcia 19 de maio de 2014 at 12:10 - Reply

      Oi Shadai tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado da resenha, procuramos dividi-la para facilitar a leitura do leitor e nem sempre temos um feedback em relação a esse tipo de estrutura, então obrigada! =)

      Quanto ao livro é exatamente como você descreveu. A leitura é simples, rápida, mas profunda.

      Boa sorte no sorteio! =D

  5. Maristela G Rezende 16 de maio de 2014 at 13:21 - Reply

    Gostei muito da resenha mas gostei mais ainda da sua opinião sobre o livro. Isso me cativou e logicamente vou querer ler o livro. Parabéns a Clara Mello pelo livro e que tenha bastante sucesso.

    • Mariana Garcia 19 de maio de 2014 at 11:27 - Reply

      Fico feliz que tenha gostado da resenha Maristela, espero que tenha a oportunidade de ler o livro. =)

  6. Gabriella 13 de maio de 2014 at 23:14 - Reply

    De algumas resenhas que li, e os elogios que ouvi, não vejo a hora de poder lê esse livro. A Clarinha é encantadora, tenho certeza que o livro é mágico, assim como ela.

    • Mariana Garcia 19 de maio de 2014 at 11:24 - Reply

      Gabriella, a Clara é mesmo uma fofa. Tenho certeza que você vai gostar do livro, ele realmente tem um toque mágico. =)

  7. Isabella 9 de maio de 2014 at 19:11 - Reply

    A sua resenha e a sinceridade que teve ao dar sua opinião sobre o livro me cativou! Por seus comentários sobre a história, a sinopse e etc, me surgiu uma vontade e curiosidade enorme de lê-lo. Me parece um daqueles livros que lemos e não sai da nossa cabeça por um bom tempo! Não vejo a hora de ter em mãos uma cópia desse livro que, devo confessar, estou bastante curiosa para conhecer.

    • Mariana Garcia 9 de maio de 2014 at 20:56 - Reply

      Olá Isabella, fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que você tenha oportunidade de ler o livro, vale a pena! =)

  8. Lóry Júlia 3 de maio de 2014 at 16:44 - Reply

    Olá Mari, esta é a primeira vez que entro em se blog . Adorei o design, e tudo mais. Me surpreendi bastante com a ilustração do livro, adoro pinturas/ ilustrações com carvão. Eu gostaria de saber uma coisa, a autora do livro, Clara Mello, é sua irmã? Vocês se parecem muito. Beijos!

    • Mariana Garcia 9 de maio de 2014 at 20:55 - Reply

      Seja bem vinda Lóry! =D

      As ilustrações do livro estão mesmo lindas! Quanto a sua pergunta, não somos irmãs não, rs. Beijokas =)

  9. Clara Mello 24 de abril de 2014 at 16:02 - Reply

    Oi Mari, adorei sua resenha! Obrigada pela atenção ao ler o livro. beijão pra você, sucesso com o blog.

  10. […] Anterior […]

  11. Cleber 23 de abril de 2014 at 09:43 - Reply

    Olá mari tudo bem? Estou sentindo falta de notícias sobre covert affairs e também de rookie blue. Valeu

    • Mariana Garcia 23 de abril de 2014 at 10:33 - Reply

      Olá Cleber tudo bem? Rookie Blue ainda não iniciou a sua quarta temporada, por isso você não tem visto postagens por aqui, mas na nossa página no Facebook você consegue encontrar algumas noticias sobre a série, da uma olhada: http://on.fb.me/1if21DR. A série estreia dia 19 de maio no Global TV (Canada) e 19 de Junho na ABC (EUA).

      Quanto a Covert Affairs, peço desculpas eu simplesmente esqueci da review, rs, muita coisa na cabeça! =\ Assisti a quarta temporada da série e a minha intenção era fazer um post único comentando ela, mas pelo visto nunca cheguei a publicá-lo, espero fazer isso antes do inicio da quinta temporada, que deve ter seu inicio provavelmente em julho desse ano. Na nossa página do Google Plus http://bit.ly/1if3bz8 também tem noticias sobre a série! =)

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)