Sinopse: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Roleta Russa – Skoob

Titulo Original: Red Sparrow  – Goodreads

Autora: Jason Matthews

Tradução: Marcelo Mendes

Editora: Arqueiro

Ano: 2014

ISBN: 978-85-8041-275-8

Número de páginas: 426

Sobre o Autor

Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Jason Matthews é ex-integrante da Diretoria de Operações da CIA, o atual Serviço Clandestino de Defesa. Em 33 anos de carreira, ele serviu em muitos postos no exterior, dedicando-se à coleta de informações de inteligência, sobretudo em países hostis. Conduziu operações de recrutamento no Leste Europeu soviético, na Ásia Oriental, no Oriente Médio e no Caribe, chefiou estações em diversas localidades, gerenciou ofensivas em países produtores de armas de destruição em massa e colaborou com nações estrangeiras em missões antiterroristas. Atualmente mora no sul da Califórnia.

Opinião da Nathy

Esse era um lançamento da editora que estava muito ansiosa para começar. Porém,  ao longo do primeiro capítulo percebi que o livro não seria exatamente aquilo que estava esperando. Fiquei com receio de que a história não fluisse bem e isso diminui muito as minhas expectativas com o livro. Gosto demais de livros com teorias da conspiração e Jason tinha tudo para deixar o livro realmente empolgante e com momentos de tensão. Mas, no final das contas não senti empatia pelos personagens. E foram tantas coisas abordadas que fiquei um pouco perdida em determinados pontos.

Em algumas passagens que foram bem pequenas a leitura fluía e até desejar que algo mais fosse mostrado. No entanto, essa parte logo acabava e voltava a ficar frustrada. Algo que me ajudou na leitura foi imaginar os dois personagens principais da série Covertt Affairs – Annie e Auggie. Porque tem o mesmo estilo, dois espiões trabalhando lado a lado para conseguir obter as informações para seus países e prender aqueles que estão fazendo algo de errado.Fiquei na expectativa de que a história seria melhor desenvolvida, pois o autor Jason pela sua biografia mostra que passou por situações semelhantes. Mas, acho que ele se enrolou um pouco e não conseguiu finalizar a história.

Com a narrativa em terceira pessoa passamos a conhecer Nate Nash um espião da CIA que trabalha disfarçado na Rússia em busca de informações, mas em um erro acaba por colocar a vida de seu informante em risco, por isso é mandando para outro lugar antes que possa destruir toda a operação, enquanto isso Dominika é treinada para seduzir o americano e descobrir quem é a pessoa que está passando todas essas informações importantes. Mas, outras coisas acontecem no meio tempo fazendo com que desconfianças surjam. Como ao longo do livro muitos espiões são mostrados dos dois lados fiquei um pouco perdida sem saber quem estava fazendo o que e isso prejudicou demais a minha leitura.

A noite já caíra havia muito e ele ainda provocava os vigilantes russos, tentando atraí-los para fora da toca.

Como disse são vários os personagens por isso vou falar sobre os que mais me chamaram a atenção, como o Nate não somente por ser o principal, mas sim pelo seu jeito de ser. Ainda que seja um espião e deve ser todo frio fazendo o que é necessário para ajudar o seu país, ele tem um coração enorme e se preocupa com todos os seus informantes. Também achei que foi meio ingênuo em não desconfiar de algumas situações sabendo que sua vida estava na linha de tiro e agiu como se nada demais estivesse acontecendo, por isso não dava indícios de ter tido todo aquele treinamento. Foi um dos personagens que mais gostei, porém não me envolvi completamente ainda mais porque achava que estava sendo um tanto quanto falso em suas conversas.

Agora Dominika me deixou confusa quanto aos sentimentos, primeiro senti pena de todas as coisas ruins que lhe aconteceram e como estava tão desnorteada que acabou entrando em uma situação que com certeza não teria mais volta. Depois senti raiva por estar fazendo tudo o que era mandado mesmo sabendo que era errado, depois voltei a ficar encantada com a sua força. No ponto que ela resolve fazer algumas coisas por vontade própria mesmo correndo o risco de ser morta eu achei perfeito demais e mostrou uma evolução legal na personagem. Mas, ela não deixa de ter aquela vulnerabilidade necessitando ter alguém ao seu lado para ajudá-la e protegê-la.

Mas no fundo ela sabia que não seria capaz disso.

De todos os contatos que Nate teve o melhor deles é o Gable, muito divertido e com as frases prontas para deixar todos irritados. Gostei de sua descontração porque em um livro tão denso era preciso um que soubesse exatamente o que estava fazendo, mas ainda assim manter uma alegria e todos na sua volta bem. Não apareceu em todos os momentos, mas quando o fez foi em momentos muito importantes e com grande inteligência lidou com situações bem conflituosas.

Quem mais me tirou do sério foi Vanya o tio de Dominika, nesse livro não deveria ter escolhido lados afinal de contas todos estavam atrás de informações sobre os outros países para armar suas defesas, mas não conseguia torcer para Rússia fazer algum movimento inteligente por causa desse personagens. Um homem nojento que queria tudo para si mesmo e não se importava em usar a própria sobrinha para atingir seus objetivos. Fiquei na expectativa de que alguma bala perdida pudesse acertá-lo, infelizmente não podemos ter tudo aquilo que desejamos.

Nem tanto. Poderíamos trabalhar juntos, por que não?

O livro me deixou um pouco frustrada com a finalização por isso estou na expectativa de que tenha outro livro explicando algumas coisas que não fizeram sentido o final foi bem abrupto tanto que quando olhei não conseguia acreditar que já estava nos agradecimentos do autor.

Quote Favorito

Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A diagramação está muito bonita, o capítulo e seu número são marcados em preto e dentro de um retângulo que deu uma diferenciada, mesmo que alguns capítulos acabem ficando na mesma página. No início de cada um tem uma receita de comida que foi mencionada dentro do mesmo, coisa que achei muito legal porque as pessoas podem ter alguma curiosidade sobre o que era a comida deles e tudo mais. Também tem marcação quando tem mudanças de cenas dentro do mesmo capítulo que ajuda a identificar quem é o foco daquele capítulo.

Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Eu gostei muito da capa nacional com a menina andando na ponte e no verso com o homem também na mesma ponte e se distanciando, as cores um pouco mais sombrias, mas também alegres ficaram legais. Ainda bem que foi assim porque a original não me diz absolutamente nada, com essa figura em preto e um círculo vermelho com uma pessoa dentro, não gostei, deixa muitas coisas perdidas e em uma livraria não é algo que se chama muita atenção.

Nota da Nathy

Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Roleta Russa - Jason Matthews - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Arqueiro. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”