Asterix entre os Pictos – R.Goscinny e A. Uderzo – #Resenha

Home/A.Uderzo, Asterix entre os Pictos, Livros, O Blog da Mari, R. Goscinny, Resenhas/Asterix entre os Pictos – R.Goscinny e A. Uderzo – #Resenha

Sinopse: “Os Pictos? Sim, os Pictos! Estes povos da antiga Escócia (Caledônia), temíveis guerreiros com vários clãs, cujo nome dado pelos romanos significa literalmente ‘homens pintados’. Na melhor tradição das aventuras do mais famoso gaulês, o álbum é uma viagem épica até uma terra de ricas tradições e a descoberta de um povo cujas diferenças culturais se traduzem em piadas e trocadilhos memoráveis. Whisky? Lançamentos de troncos? Gaitas de foles? Nomes com prefixo Mac? As origens da Muralha de Adriano e do Monstro de Loch Ness finalmente reveladas? E até mesmo, quem sabe, gauleses com kilts. O novo álbum da série Asterix, de Albert Uderzo e René Goscinny, estreia com novos autores: Didier Conrad (ilustração) e Jean-Yves Ferri (texto), que aceitaram o desafio de continuidade das aventuras dos gauleses.

Ficha Técnica

Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Asterix entre os Pictos – Skoob

Titulo Original: Asterix and the Picts – Goodreads

Autores: R. Goscinny e A. Uderzo

Tradução: Gilson Dimenstein Koatz

Editora: Editora Record (Grupo Editorial Record)

Ano: 2013

ISBN: 978-85-01-40456-5

Série: Asterix

Volume: 35

Número de páginas: 48

Sobre os Autores

Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Albert Uderzo nasceu em 1927 na cidade de Fismes, no Marne. Aos cinco anos, já demonstrava uma incrível aptidão para desenhar. Totalmente autodidata, conheceu, em 1951, o parisiense René Goscinny (1926-1977), que viria a ser seu parceiro. Em 1959, no primeiro número da revista Pilote, que a dupla de amigos ajudara a criar, é publicada, na página 20, a primeira prancha com as aventuras de Asterix. Em 1961, a publicação do primeiro álbum, Asterix, o gaulês. No dia 5 de novembro de 1977, morre René Goscinny, deixando incompleto o álbum Asterix e os belgas. Em 1980, Uderzo passa a escrever e desenhar os álbuns da série. O grande fosso é lançado no mesmo ano, seguido por A odisséia de Asterix, O filho de Asterix, As 1001 horas de Asterix, A rosa e o gládio, A galera de Obelix, Asterix e Latraviata e O dia em que o céu caiu. Em comemoração aos quadrinhos Anne Goscinny, filha de Réne, e Uderzo fizeram uma série. Os livros estão sendo lançados no Brasil pelo editora Record.

Opinião da Nathy

Essa vai ser uma resenha um tanto quanto diferente. Na verdade nem será uma resenha por se tratar de uma história em quadrinhos. Assim como eu acredito que a maioria das pessoas lia bastantes histórias em quadrinhos quando era criança. As minhas favoritas obviamente eram da turma da Mônica, hoje em dia já não leio mais por ter outros livros na fila. Mas, conhecia outras histórias além da turma da Mônica. Um exemplo deles é o Asterix e o Obelix, porém confesso que nunca tive um interesse para ler suas histórias.

Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMEu acho que quando criança tinha um problema por causa do filme e acreditava que tudo era mais sombrio. Não via muita graça no que estava sendo contado e nem queria chegar perto. Então quando peguei para ler essa história foi uma surpresa porque ainda tinha aquelas ideias antigas. Também achava que essas histórias envolvia alguma mensagem por trás e poderia não entender. Gosto de pegar uma história e aproveitar ao máximo do que está sendo contado sem ficar procurando qual é a moral por trás dela. Mais um motivo pela qual não queria ler nada de Asterix e Obelix.

Acabei por gostar bastante dessa história e até ficar curiosa para ler outras quando tiver um tempo. Como já diz o nome da historia Asterix e Obelix se vê no mundo dos Pictos tentando ajudar um dos seus soldados a retornar para seu lar. Uma vez que acabou sendo congelado por um Mac malvado que queria tomar o poder de suas aldeias junto com os romanos. E também se casar com a filha do antigo chefe das aldeias. Eu fiquei boa parte do tempo desconfiava desse Pictos congelados, até que o malvado apareceu e com certeza o congelado tinha a razão.

Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMEu me diverti demais. Em alguns momentos cheguei mesmo a soltar uma gargalhada alta. Tudo porque Obelix com seu jeito bem ingênuo faz algumas coisas que ninguém acredita. Adorei o personagem e ele foi um dos motivos que me fez querer outras dessas histórias. Não gostei muito do Asterix, apesar de ser bem inteligente e perceber as jogadas. Também briga demais com o Obelix – mesmo que o outro mereça ou retruque. As brigas dos dois acabam sendo engraçada e bem descontraída.

A parte gráfica está simplesmente linda. Bem diferente daquelas na qual estava acostumada. Pelo que vi outras estão sendo relançadas nesse formato mais bonito. Mas, não precisa ler na ordem porque cada história tem um começo e um final. Pelo menos li esse sem nenhum problema para entender o que estava acontecendo na ilha deles ou na história no geral. A impressão está em um papel diferente mais grosso. A capa também está bem bonita e chama bastante atenção.

Essa nova série está sendo escrita em parceria de Uderzo com outro autor e desenhista. Não tive como comparar entre os dois, mas vi alguns fãs afirmando que ela manteve o mesmo toque. Quem é fã dos quadrinhos tenho certeza que irá gostar também de mais essa edição.

Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Nota da Nathy

Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Asterix entre os Pictos - R.Goscinny e A. Uderzo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

“O livro é uma cortesia da Editora Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”

About the Author:

Nathalia Garcia - A Nathy! Tem 26 anos e é formada em Psicologia. Seu maior vício são os livros, ela sempre está se arriscando em um novo desafio literário. Romances policiais são os seus favoritos. Nos últimos anos também se tornou uma apaixonada por séries. Once Upon a Time e Criminal Minds são algumas das suas séries prediletas.

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)