O Mundo pelos Olhos de Bob – James Bowen – #Resenha

Home/James Bowen, Livros, O Blog da Mari, O Mundo pelos Olhos de Bob, Resenhas/O Mundo pelos Olhos de Bob – James Bowen – #Resenha

Sinopse: Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade, ¬ delidade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet – ou adotar um! Apaixone-se. Primeiro Capítulo

Ficha Técnica

O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: O Mundo pelos Olhos de Bob – Skoob

Titulo Original: The World According to Bob  – Goodreads

Autor: James Bowen

Tradução: Robson Falchetti Peixoto

Editora: Novo Conceito (Grupo Editorial Novo Conceito)

Ano: 2014

ISBN: 978-85-8163-364-0

Série: Bob the Cat

Volume: 02

Número de páginas: 220

Sobre o Autor

O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

James Bowen é um artista de rua de Londres. Ele e o gato Bob se conheceram em 2007 e desde então nunca mais se separaram. James também é autor de “;Um Gato de Rua Chamado Bob”; e “;O Mundo pelos Olhos de Bob”;.

Booktrailer

Opinião da Nathy

Quando li um Gato de Rua Chamado Bob me apaixonei completamente pela a história e claro pelo Bob. Logo queria ler a sua continuação, porém a lista de livros já estava grande e resolvi deixá-lo um pouco para o final. E finalmente consegui ter um tempo e aproveitar um máximo o livro. Adorei esse segundo, no entanto, acho que por já conhecer a história dos dois teve alguns momentos que achei cansativo nas explicações. O James tenta tornar o livro algo que a pessoa não precise ler exatamente na ordem. Então tem algumas partes que relata em um paragrafo como os dois se conheceram e se tornaram grandes amigos. Somente isso me deixou um pouco presa durante a leitura.

Dessa vez o leitor passa a entender como um vendedor da Big Issue conseguiu escrever um livro sobre sua vida com Bob. A narrativa continua sendo em primeira pessoa na visão do James, que tem a capacidade de entender algumas das frases do Bob. Vendo mais sobre os momentos difíceis que esses dois passaram me fez ficar com muita raiva de algumas pessoas porque a inveja não tem limites. Mas, quando viam que poderiam lucrar com a vida do James já tentavam se tornar melhores, nossa como me revolta esse tipo de atitude.

Não, ele está com raiva por causa da maneira como você o trata.

Como não ficar totalmente apaixonada pelo Bob? Já disse e repito que não sou a maior fã de gatos. Porém, com Bob meus sentimentos foram completamente diferentes. Seu jeito todo fofo me faz querer pegá-lo no colo somente um pouco e ficar fazendo carinho. Sabe exatamente quando alguma coisa está errada seja no seu ambiente ou com seu companheiro James. Sei que os gatos devem ter esse sentido e então não faz o Bob tão diferente assim. Mas, tem algo que somente de ler a sua história faz o leitor se aproximar com o mesmo. Sem contar que após terminar esse livro resolvi ver se tinha algum vídeo dos dois juntos e meu carinho por esse gato aumentou. A forma de se comportar com as pessoas ao seu redor, quando quer um petisco ou um simples carinho é fofo demais. Inclusive vi que o Bob já apareceu no jornal nacional alguns anos atrás.

E acabei também tendo admiração pelo James quanto aos seus sentimentos pelo gato. Comete alguns erros que tive vontade de sacudi-lo e tentar fazer algo para melhorar. Porém, é muito mais fácil uma pessoa de fora vir e falar sobre sua vida sem nem conhecê-lo, do que estender a mão e o ajudá-lo. Ele passa por um momento realmente difícil, no entanto, ter Bob ao seu lado o ajuda demais. Do primeiro livro para esse senti um amadurecimento em sua personalidade e na compreensão de que ele e o Bob somente iriam se separar quando um deles morresse. Verdadeiros companheiros que se encontraram no pior momento de suas vidas que acabou se tornando o melhor. Assim como Bob salvou a vida de James e lhe deu um sentido. James também salvou a vida dele.

Então, comecei calmamente a dizer a mim mesmo que eu também tinha valor.

Confusões e o que esses dois mais conseguem ao longo do livro. Mas, algumas delas chegam a ser bem engraçadas. Como dei risada das trapalhadas do Bob com a caixa de papelão ou uma lata. Queria ter um gato somente para ver quais as traquinagens estaria fazendo. Outras são mais sérias. Como uma senhora tentando roubar o Bob de James, ou as pessoas invejosas dizendo que o rapaz está maltratando o gato. Ainda bem que o Bob é esperto e consegue perceber a situação ao seu redor e logo contornar tudo.

Quem me irritou demais foi o pessoal da Big Issue. O James sempre acaba sendo acusado de algo que não fez e até parece perseguição por parte desse pessoal. Querendo ou não com os livros acabou ganhando certo destaque, mas não diria que foi positivo. Deveriam rever esse pessoal que não sabe como lidar com as pessoas. Ainda bem que tudo acaba bem para os dois e espero de verdade que continuem escrevendo mais livros. Seja sobre a vida deles juntos ou sobre outros assuntos, porque ninguém merece trabalhar em um local que não sabe lhe dar o devido valor. Um local que trata as pessoas que se não fossem nada.

Havia sido um dia daqueles. Tudo o que poderia dar errado deu errado.

Esse é o tipo de livro que ajuda as pessoas a refletirem sobre sua vida e as escolhas que tem feito. Os amantes de animais vão amar, mesmo que não goste tanto de gato tenho plena certeza que Bob irá conquistar seu coração da mesma forma que conquistou o meu. Eu recomendo que seja lido na ordem, mas não vai influenciar tanto se ler esse antes.

Quote Favorito

O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Dessa vez na capa o Bob está no meio de Londres com um de seus famosos cachecóis. Os tons estão um pouco mais escuros e o nome do livro em um roxo mais escuro. O nome de James está em amarelo, mas em uma fonte de menor, ganhando um pouco de destaque. A lateral do livro é roxa e tem uma forma de Bob em tons de branco, tendo um ótimo destaque. Ainda na capa no subtítulo tem uma patinha de gato em amarelo, assim como no nome. Além disso, em cima do nome da editora também novamente a forma de um gato diferente da que está na lateral.

O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação do livro segue padrão do primeiro livro. E continua muito fofa. As patinhas que aparecem na capa estão dentro do livro quando ocorrem cenas diferentes dentro do mesmo capítulo. Também tem as patinhas na marcação das páginas e no início de cada capítulo. As páginas são amarelas em uma folha mais grossa, assim não aparecem às frases da próxima página. O número da página se encontra na parte superior na direita. Não tive problemas com a tradução e digitalização. Apesar do livro do Bob: Gato fora do normal estar na frente a diagramação é do livro O Mundo pelos Olhos de Bob.

Nota da Nathy

O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamentos

  • Um Gato de rua chamado Bob – Lançado em  2013 – Resenha
  • O Mundo pelos Olhos de Bob – Lançado em 2014
  • Bob: Um Gato fora do Normal – Lançado em 2014
  • My Name is Bob – Não há previsão de lançamento no Brasil
  • Where in the World is Bob? – Não há previsão de lançamento no Brasil

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”

About the Author:

Nathalia Garcia - A Nathy! Tem 26 anos e é formada em Psicologia. Seu maior vício são os livros, ela sempre está se arriscando em um novo desafio literário. Romances policiais são os seus favoritos. Nos últimos anos também se tornou uma apaixonada por séries. Once Upon a Time e Criminal Minds são algumas das suas séries prediletas.

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)