Sinopse: A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.

Se for aprovado no Desafi o de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior… mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium O Desafio de Fero nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-sellers Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: O Desafio de Ferro – Skoob

Titulo Original: The Iron Trial – Goodreads

Autora: Holly Black e Cassandra Clare

Tradução: Amanda Orlando

Editora: Irado (Grupo Editorial Novo Conceito)

Ano: 2014

ISBN: 978-85-8163-557-6

Série: Magisterium

Volume: 01

Número de páginas: 381

Sobre a Autora

O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick. Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas. Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002. A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.

Cassandra Clare nasceu em uma família americana no Teerã, Irã e passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família, incluindo uma caminhada pelo Himalaia quando criança, que foi quando ela passou um mês vivendo na mochila de seu pai. Antes dos seus dez anos de idade ela morou na França, Inglaterra e Suíça. O fato de que sua família se mudava muito, ela encontrou familiaridade nos livros e estava sempre com um livro debaixo do braço. Ela passou seus anos de escola em Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado “The Beautiful Cassandra”, baseado na homônima história de Jane Austen. Após a faculdade, Cassie viveu em Los Angeles e Nova York, onde trabalhou em várias revistas de entretenimento e até mesmo em alguns tablóides bastante suspeitos, onde ela relatou sobre a viagem ao mundo de Brad e Angelina e as avarias do guarda-roupa de Britney Spears. Ela começou a trabalhar no seu romance YA, Cidade dos Ossos, em 2004, inspirada na paisagem urbana de Manhattan, sua cidade favorita. Ela dedicou-se em tempo integral em sua ficção fantasia.

Booktrailer

Opinião da Nathy

Desde quando a editora começou a divulgação desse livro fiquei muito curiosa. Mesmo não sendo o gênero que gosto queria muito ler a história escrita pela Cassandra Clare e Holly Black. Não me decepcionou em nada. Muitos podem até achar um absurdo, mas gostei muito mais do que HP. Vi muitas pessoas comparando as duas histórias, porém nesse gênero envolvendo magos/bruxos fica um pouco dificil não ver semelhanças. Ainda assim, O Desafio de Ferro me fez ficar com vontade de ler os próximos livros com muita urgência. Fiquei bem intrigada com a história e o que as autoras pretendem fazer com personagens que já se tornaram tão queridos.

O livro gira em torno de Callum, um menino que cresceu acreditando que a magia era algo ruim. Que sua mãe morreu por culpa dos Mestres da Magisteruim. Um local onde ensinam os adolescentes a controlarem todo o seu poder. Quando chega o dia de seu teste, Callum nem se esforça para passar somente para agradar seu pai. Porém, o inevitável acontece e Callum está imerso nesse mundo da magia. Ao entrar na escola de magia começa a perceber que as coisas nem sempre são como imaginava. Com o passar alguns segredos importantes são revelados que tem o poder de decidir qual será o futuro de Callum.

Uma história muito bem trabalhada e desenvolvida. A narrativa é em terceira pessoa com o foco em Callum e as confusões em que acaba se colocando na escola. A leitura flui muito bem. Não teve uma única parte em que ficou cansativo tudo o que queria era ler mais para saber o que iria acontecer com todos os personagens. Quando chegou ao final estava querendo muito mais. A escrita das duas autoras combinou demais. Como somente li um livro da cada uma não consegui identificar quem estava escrevendo qual parte. Mesmo porque estava focada completamente na história e não em descobrir esse ponto.

Irei criá-lo com a lembrança do quanto você foi corajosa.

Pelo Callum parecer aquele menino desajeitado e que todos não querem ficar por perto, acaba fazendo com que o leitor se aproxime dele. Estava torcendo demais para que fosse algo muito maior do que estava mostrando. Que ter uma perna machucada não fosse lhe parar em nenhum momento. E ao descobrir os motivos de seu pai para que não fosse para a escola fiquei com muita pena do menino. Não é fácil se encontrar diante de uma decisão que irá mudar a sua vida e das pessoas ao seu redor. Sendo apenas uma criança. Nos próximos livros quero vê-lo um pouco mais decisivo sem ser arrogante. Que saiba que esta tomando sim a decisão certa.

Os seus amigos também me fizeram torcer por eles. O Aaron é um menino muito inteligente que consegue encontrar fácil a solução para alguns de seus problemas. Também passa a carregar um fardo muito grande. No entanto, em alguns momentos – mesmo que não fosse a intenção – senti que estava sendo arrogante em cima do Callum. Ainda que fosse considerado seu melhor amigo. Da mesma forma que Tamara agia de formas um tanto quanto misteriosas. Ela tem uma família que quer que seja sempre a melhor. A sua irmã ficou de olho nela em vários momentos e se tivesse o menor sinal de que pudesse estar se divertindo logo era cortada. Também tem seus talentos, mas acho que ainda vão ser explorados nos próximos livros. Não atingiu completamente a sua capacidade.

Um personagem por quem fiquei totalmente apaixonada foi o Devastação. Como queria ter um desses na minha casa, desde que fosse muito bonzinho. Uma fofura com os três e sempre fazendo alguma coisa divertida. Também se tornou bastante protetor nos momentos mais decisivos no livro. Assim como Callum sentiu que precisava proteger Devastação fiquei querendo carregá-lo para todos os lados. Teve outras criaturas, mas nenhuma delas chama tanta atenção quanto o Devastação.

Ele não é mau.

Não sei ainda o que pensar do Mestre Ruffus. Para um homem inteligente e um dos mais conceituados na Magisteruim muitas situações lhe passam despercebidas. Ao mesmo tempo me fez que poderia sim saber dos segredos que estavam rodeando os meninos e por isso sua escolha. Quero que tenha mais papel nos próximos livros e que de algum jeito consiga ajudar o Call a entender o importante papel que tem na história. E como uma decisão errada pode colocar a vida de muitas pessoas em risco, inclusive daquelas que mais ama.

Agora o Inimigo da Morte me surpreendeu demais. Sua história pode ficar um pouco emocionante em determinadas partes, mas no fundo sua maldade acabou sobressaindo. Não faço a menor ideia de como a sua história irá continuar. Mas, fico muito dividida. Por já gostar do personagem não queria que se tornasse completamente vazio, ao mesmo tempo em que acho necessário ter um vilão que realmente coloque o terror nos aprendizes e em todos os magos. Gosto desse tipo de personagem porque no final acabo torcendo e sofrendo junto.

Duas pilhas. Uma clara, outra escura. Comecem agora.

Recomendo o livro para todas as pessoas, independentemente de gostar ou não do gênero. Porque a forma como as duas autoras escrevem te deixam tão envolvido na leitura que acaba gostando demais. Não sou fã desse tipo de livro e mesmo assim fiquei apaixonada.

Quote Favorito

O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa nacional não se difere da original e obrigada novo conceito por esse detalhe. A capa é muito linda e acho que qualquer outro estilo poderia estragá-la. Os tons de verde com o preto deram o ar sombrio necessário. Enquanto, as crianças embaixo parecem estar dominando os elementos. O nome do livro também ficou em grande destaque acima das crianças, já o nome das autoras em uma fonte menor. O Inimigo da Morte também está perfeito no centro de tudo. Eu acho que se fosse em capa dura teria ficado mais bonito, mas desse jeito também me agradou.

O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Agora a diagramação ficou perfeita demais. Cada capítulo inicia em uma nova página. E no começo de cada um deles tem um desenho que o representa. Também tem um símbolo enorme da Magisterium no fundo. Assim como nas mudanças de cenas têm vários símbolos. No final dos capítulos o mesmo símbolo que fica de fundo na primeira página volta a aparecer. As páginas são amarelas e grossas. Não tive nenhum problema com a tradução ou digitalização.

Nota da Nathy

O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamentos

  • O Desafio de Ferro (Livro 01) – Lançado em 2014
  • The Copper Gauntlet (Livro 02) – Não há previsão de lançamento no Brasil
  • The Cosmos Blade (Livro 03) – Não há previsão de lançamento no Brasil
  • The Golden Boy (Livro 04) – Não há previsão de lançamento no Brasil
  • The Enemy of Death (Livro 05) – Não há previsão de lançamento no Brasil
  • Onde Comprar

    • O Desafio de Ferro – Amazon | Submarino | Saraiva | Americanas | Martins Fontes  Cultura | Ponto Frio | Extra | Fnac
    • O Desafio de Ferro (E-Book) – Amazon | Saraiva | Itunes | Cultura
    “O livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”