O Grande Ivan – Katherine Applegate – #Resenha

Home/Livros/Resenhas/O Grande Ivan – Katherine Applegate – #Resenha

Sinopse: Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece…

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem… Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?  Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: O Grande Ivan – Skoob

Titulo Original: The one and the only Ivan – Goodreads

Autora: Katherine Applegate

Tradução: Maurício Tamboni

Editora: Irado (Grupo Editorial Novo Conceito)

Ano: 2014

ISBN: 978-85-8163-577-4

Número de páginas: 285

Sobre a Autora

O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Katherine Applegate é autora de muitos livros para crianças e jovens, entre eles O Grande Ivan, lançado pelo selo #irado.

Opinião da Nathy

Quando a editora começou a fazer a divulgação desse lançamento confesso que não estava muito interessada no livro. Mas, quando chegou não resisti e comecei a ler sem grandes expectativas. O livro acabou me surpreendendo demais. Teve diversas partes em que senti uma imensa vontade de chorar por causa da ingenuidade do Ivan e também todo seu comportamento fofo. Não sei se tudo em si me agradou, eu acho que o final deixou um pouco a desejar ainda que compreenda que essa pode ter sido a melhor solução para eles naquele momento. Ainda assim acabou sendo bem emocionante e lindo. Não é somente uma leitura para os adolescentes ou crianças, mas sim um livro que todos de qualquer idade deveriam ler e entender ainda mais os sentimentos dos animais. Muitas vezes pensa que esta feliz vivendo em um local quando na verdade não está em sua natureza.

O livro conta a história de Ivan que vive tranquilamente em seu domínio em um shopping. Nele tem diversos amigos com as quais conversa ou tenta se comunicar. Quando uma nova elefanta chega ao local e uma promessa acaba sendo feita, Ivan faz de tudo para que seja cumprida. Tem seus momentos de frustração, mas não desisti mesmo que isso possa ir desgastando suas energias pouco a pouco. O próprio Ivan é quem conta a sua história deixando o leitor ainda mais próximo dele e querendo acabar com todo o seu sofrimento.

Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos.

Por ser quem conta a história o Ivan me fez ficar encantada com a sua personalidade. Está acostumado com a sua vida e já não se importa com mais nada. Fica desanimada em diversos momentos o que é bem compreensível se tivesse que passar pelas mesmas situações. Ele não tem recordações de seu passado como os outros dois animais que ficam no mesmo local. Mas, também não faz questão de lembrar. Mesmo que pareça que não se importa com ninguém faz de tudo por aqueles que estão ao seu redor. Quando não está sendo melancólico acaba por ser bem divertido. Quando está desenhando então e fica imaginando que está mesmo correto é muito fofo.

Assim como os personagens secundários. Sim, me controlei demais para não chorar com a adorável Ruby. Uma elefanta mais velha que toma sob sua proteção a pequena Stella. Ela quem ajuda a manter o ânimo do Ivan e faz com o ambiente se torne mais tranquilo. Porém, como está mais velha tem um problema em sua perna que faz qualquer pessoa querer ajudar de alguma forma. Já Bob é o vira-lata que todo mundo quer adotar. Malandro que somente ele, acaba por conseguir um espaço no domínio do Ivan e gosta de afirmar ser completamente livre. Faz o que quer quando quer. Por isso gostei muito do final que lhe foi dado. Mostrando o verdadeiro sentido da amizade e do amor. O que está faltando demais nos seres humanos.

Ela vai ficar bem. É uma garota muito forte.

Quem eu queria que ficasse um pouco mais calada era a Stella. Ela é muito fofa e toda brincalhona. Foi dando pena vê-la perdendo todo o brilho que tinha quando chegou ao shopping. Mas, quando o Ivan estava trabalhando para manter a sua promessa ela ficava no seu pé e não o deixava trabalhar. A amizade entre os dois não é muito bem explorada justamente porque um está focado em uma coisa. Encontrar uma solução para o grande problema deles. Queria que ela tivesse tido um pouco mais de tempo ao lado do Ivan e de suas trapalhadas. Por ser um filhotinho não podia se controlar e ficava muito agitada. Uma das cenas que mais gostei foi quando ela e Ruby compartilharam um momento muito lindo.

Mas, nem somente animais têm no livro. Mack é o dono do local onde eles ficam e fiquei em conflito sobre meus sentimentos com o personagem. Entendia que estava fazendo algo para ganhar o seu sustento, mas acho que teria sido melhor procurar outro tipo de profissão. Afinal de contas não pode ficar explorando os animais, mesmo que pensasse que não era isso que estava fazendo. George e Julia de algum jeito eram “cúmplices” dele. George precisava do dinheiro como zelador para poder cuidar da sua esposa doente e sua filha. Enquanto, Julia passava os momentos com os animais desenhando e vivendo sua vida. Por isso é bom quando um choque de realidade aparece até do local que menos esperava.

Nós estamos brincando.

Como disse no começo da resenha esse livro é para todos os públicos. Uma leitura leve e divertida que quando menos espera já vai ter terminado a história. Depois ainda vai ficar refletindo sobre esses momentos.

Quote Favorito

O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Eu amei tanto a capa quanto a diagramação. O local todo escuro com apenas uma luz em Ivan e Stella ficou muito legal. O problema é que deixou o Ivan um pouco apagado. O nome do livro em amarelo suave em meio a toda escuridão conseguiu um destaque mais legal. Quanto à diagramação logo quando abre o livro tem várias imagens de Ivan, Stella e Bob. Dentro do livro também tem várias imagens dos momentos que estão sendo relatado, o que deixou tudo mais dinâmico.

O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Nota da Nathy

O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Grande Ivan - Katherine Applegate - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”

About the Author:

Nathalia Garcia - A Nathy! Tem 26 anos e é formada em Psicologia. Seu maior vício são os livros, ela sempre está se arriscando em um novo desafio literário. Romances policiais são os seus favoritos. Nos últimos anos também se tornou uma apaixonada por séries. Once Upon a Time e Criminal Minds são algumas das suas séries prediletas.

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)