Sinopse: Ao trocar a fria Oslo por Hong Kong, Harry Hole encontra refúgio no ópio, no álcool e nos jogos de azar para fugir de sua antiga vida. Porém, por mais que ele tente se manter afastado, um sórdido assassino consegue trazê-lo de volta à realidade. Duas mulheres são encontradas afogadas no próprio sangue, e uma terceira é morta por enforcamento. A cobertura da imprensa provoca grande comoção na cidade. Não há pistas do assassino, a única conexão entre as mortes é o fato de que todas as vítimas passaram a noite em uma cabana isolada nas montanhas. Conforme a investigação avança, Harry tem certeza de que está lidando com um perigoso e implacável assassino, que escolhe suas vítimas a dedo. Porém, ele não imagina que, ao assumir o caso, coloca-se também na mira desse perigoso psicopata.

Ficha Técnica

O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: O Leopardo – Skoob

Titulo Original: Panserhjerte  – Goodreads

Autor: Jo Nesbø

Tradução: Grete Skevik

Editora: Record (Grupo Editorial Record)

Ano: 2014

ISBN: 978-85-01-05278-0

Coleção: Harry Hole

Volume: 8

Número de páginas: 600

Sobre o Autor

O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Jo Nesbo vive em Oslo. É músico, compositor e economista, além de ser um dos escritores mais bem-sucedidos e aclamados na Europa atualmente. Seu primeiro romance policial estrelado pelo detetive Harry Hole tornou-se sucesso instantâneo na Noruega, conquistando o prêmio Glass Key por melhor romance nórdico de 1998.  Em 2004, Garganta vermelha, primeiro livro do autor publicado pela Editora Record, foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos, pelos Clube do Livro Noruegues. Aclamado pela crítica internacional, o escritor norueguês Jo Nesbo conquistou seu lugar entre os principais nomes da literatura policial escandinava. Suas tramas complexas e inteligentes protagonizadas pelo detetive Harry Hole sempre chegam ao topo da lista de mais vendidos dos países escandinavos.

Opinião da Nathy

No ano passado o livro Boneco de Neve tinha se tornado o meu favorito do ano então quando a editora lançou O Leopardo estava com as expectativas altíssimas. Jurava que seria tão bom quanto o livro anterior, mas acabei me decepcionando um pouco. Pode ser que eu não estivesse no clima quando fui ler, mas deixou a desejar. Não acho que foram necessárias as 600 páginas para desenvolver toda a trama, metade do livro e já estava cansada querendo chegar o mais rápido possível em seu desfecho. Tem momentos que a leitura se torna bem envolvente e te deixa muito tenso. Mas, logo começa a se estender demais. A ideia era muito boa, mas não acho que foi bem trabalhada. Talvez se a leitura fluísse de uma forma melhor o livro se tornaria também o meu livro favorito do ano.

O livro conta a história de um novo assassino que trabalha de uma forma ainda mais cruel. Tem seguimento na história de Harry Hole após ter prendido o assassino Boneco de Neve. O homem está totalmente perdido, mas como o se chefe e amigo está precisando novamente de sua ajuda, Harry tenta colocar sua cabeça no lugar. Afinal o assassino não parece que irá parar até ter todas as pessoas mortas. Enquanto isso tem que lutar para salvar a sua unidade das mãos de uma nova divisão que quer reter todos os poderes sobre as investigações. A narrativa ocorre em terceira pessoa com o foco variando entre os personagens.

Não mexa no fio.

Se antes tinha gostado um pouco do Harry, nesse livro fiquei boa parte do tempo irritada com ele. Um homem que passou por situações realmente complicadas e poderia ter conseguido minha simpatia. Mas, na verdade somente parecia um homem fraco que não tinha forças para seguir com sua vida. Não gosto quando se entregam completamente. Continua muito inteligente e fazendo as ligações mais incríveis dos assassinatos. Ainda que algumas coisas fiquem fora de seu controle justamente por não estar prestando atenção nos sinais. Sua obsessão com Rakel também me incomodou demais. Não conseguia ver esse amor todo entre os dois e talvez se ler os volumes anteriores passe a torcer por eles e desejar um desfecho feliz. Atualmente gostaria que abrisse espaço em sua vida para outras possibilidades. Então acabei gostando e não gostando do personagem.

Sua antiga parceira Katrine aparece em alguns momentos e continuei gostando demais dela. Meio desequilibrada, porém muito mais esperta que todos. Ouso dizer que se não fosse a personagem com certeza esse caso não seria solucionado. Assim como tem a nova parceira dele Kaja. Uma mulher que se deixa dominar pelos homens e faz cada coisa absurda. Não parecia mesmo uma detetive que pudesse fazer o perfil do assassino. Não gostei dela e queria que fosse embora logo do livro. Acaba criando laços até mesmo psicótico não parecia ter amor vindo realmente dela. Assim como não conseguia abrir caminhos para o seu futuro. Ficou presa demais em uma situação que nem deveria existir.

Acho que faz de você  uma pessoa melhor do que eu.

O assassino também não me conquistou. Nada que fizesse me deixava chocada. Novamente desconfiei de vários personagens e juntei todas as peças. Dessa vez acertei em cheio quem eu era a pessoa responsável. Pode ser porque prestei mais atenção nas dicas que não conseguia tirar da minha cabeça um suspeito. Claro que não irei contar de quem se trata porque seria um enorme spoiler uma vez que já disse que acertei. Queria que tivesse tido mais participações dele e dos outros personagens. Apenas digo que nada é o que parece.

Quem me irritou também foi o Bellman. Um homem muito arrogante que na verdade estava esperando o momento certo para roubar o trabalho do outro. Não estava fazendo nenhuma movimentação para prender o assassino. Suas promoções provavelmente vêm do fato de que roubou o trabalho dos outros. Não gostei nada dele e não via o momento em que sua mascara iria cair. Mesmo sendo cotado como um mocinho eu senti uma raiva dele, o que geralmente não ocorre nesses livros. Perdeu pouca coisa e merecia um final muito pior daquele que teve.

Agora se manda Hole. Dá o fora. Vaza.

Se já começou essa série de livros aconselho que continue para poder ver o desfecho dos personagens. Caso goste de romances policiais essa série é muito boa, mas deve começar pelos primeiros volumes senão pode acabar ficando perdido. Pretendo continuar a ler os livros e saber mais de cada um deles. O leopardo não funcionou comigo, mas espero que os próximos e anteriores sejam melhores.

Quote Favorito

O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Em vista das capas que andei vendo essa eu acho que é a mais bonita. Ainda não entendi bem porque o nome do livro tinha que ser esse. A capa combina apenas com o titulo porque na verdade não tem referencias como no Boneco de Neve. Gosto dessa capa um pouco mais obscura. Sem contar que manteve o padrão do livro anterior. Quanto à diagramação é simples. Não tem nada de especial. Cada capítulo inicia em uma nova página. As páginas são amarelas. Tive um problema com a tradução/digitação muitas palavras estavam escritas erradas, chegando ao ponto de perder o sentido da frase.

O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Nota da Nathy

O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Leopardo - Jo Nesbø - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamentos

  • Flaggermusmannen – Harry Hole, #1 – Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Kackerlackorna – Harry Hole, #2 – Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Garganta Vermelha – Harry Hole, #3 – Lançado em 2006
  • A Casa da Dor – Harry Hole, #4 – Lançado em 2008
  • A Estrela do Diabo – Harry Hole, #5 – Lançado em 2005
  • O Redentor – Harry Hole, #6 – Lançado em 2009
  • Boneco de Neve – Harry Hole, #7 – Lançando em 2013 – Resenha
  • O Leopardo – Harry Hole, #8 – Lançado em 2014
  • Phantom – Harry Hole, #9 – Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Police – Harry Hole Novel – Sem previsão de lançamento no Brasil

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”