Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.

Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.

Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.

Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo – e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: O Melhor de Mim – Skoob

Titulo Original: The Best of Me – Goodreads

Autora: Nicholas Sparks

Tradução: Fabiano Morais

Editora: Arqueiro

Ano: 2014

ISBN: 978-85-8041-334-2

Número de páginas: 272

Sobre a Autora

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Nicholas Sparks lançou seu primeiro livro aos 31 anos, ao qual se seguiram outros dezessete.

Todas suas obras alcaçaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Elas foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas e já ultrapassaram 90 milhões de exemplares vendidos no mundo todo.

Nove de seus livros se tornaram filme e um está em processo de adaptação para o cinema.

O autor mora na Carolina do Norte com a esposa e os cinco filhos.

Opinião da Mari

Assim que O Melhor de Mim entrou em cartaz nos cinemas decidi que o leria antes de sua estreia. Como muitos de vocês sabem, não tenho o costume de ler os livros antes de ver seus filmes, mas decidi inverter a situação dessa vez e ver como seria a experiência. Fiz a leitura do livro como havia planejado, mas infelizmente não foi há tempo de ver o filme no cinema, já que ele ficou pouquíssimo tempo em cartaz – então sobre essa experiência comentarei depois, quando fizer a crítica do filme. Mas gostei muito da leitura realizada.

O livro teve um início bem lento para mim, pois além de ser narrado em terceira pessoa, inicialmente continha muitos flashbacks. A sensação de ouvir uma história ao invés de viver ela fez com que eu demorasse a me identificar com os personagens, principalmente porque eles são bem mais velhos do que eu. Após cerca de metade do livro, a situação já havia mudado, encantada com os personagens torcia para ver um final feliz, ao mesmo tempo em que temia o rumo que a trama tomaria, até porque estamos falando de Nicholas Sparks.

– Quando você ama uma pessoa, precisa libertá-la, não é?

– E, se ela voltar, é porque o destino quis assim? É isso que você acha que está acontecendo? Que nossa vida virou um clichê? Nós não somos um clichê.

O livro possui os elementos padrões vistos nas histórias do autor e em diversos momentos me lembrou muito a Diário de uma Paixão. Dawson e Amanda, os protagonistas, são de classes sociais diferentes, se apaixonam perdidamente, mas não possuem o apoio de seus pais. Eles acabam se separando durante muitos anos e quando se reencontram todos os puros e verdadeiros sentimentos ressurgem intensamente. O fato da trama ser parecida com outras histórias escritas pelo autor pode incomodar a algumas pessoas, mas para mim não foi um problema, primeiro porque gosto da forma que o autor escreve e segundo porque apesar de tudo os personagens vivem histórias diferentes das anteriores.

Dawson nasceu em uma família de criminosos, mas luta contra todas às probabilidades para ser tornar uma pessoa diferente. Ele é pessoa boa, integra, porém devido a diversos acontecimentos se torna um homem muito solitário. Gostei muito do personagem, mas sofri e senti muita pena dele. Definitivamente ele não teve uma vida fácil. Já Amanda não me agradou tanto assim. Ela também é uma pessoa muito boa, mas com uma personalidade fraca. Ela toma decisões com base nas pessoas que vivem ao seu redor, mas nem por isso deixa de parecer egoísta. Fato este inclusive, que sua mãe – muito pior que ela diga-se de passagem – a acusa. Ainda assim, como Dawson, Amanda também não leva uma vida fácil.

Não siga meus conselhos. Ou os de qualquer outra pessoa. Confie em si mesma. Para o bem ou para o mal, na alegria ou na tristeza, a vida é sua. E você sempre foi e sempre será a única a decidir o que fazer com ela.

O reencontro dos dois foi perfeito, exatamente como Nicholas Sparks tem o dom de fazer. O amor entre eles é evidente! Eles foram destinados a ficar juntos, são almas gêmeas e a melhor coisa que poderia ter acontecido na vida um do outro, o que faz com o desfecho da história seja triste, emocionante e de deixar qualquer um de coração partido. Fiquei feliz com a beleza da história e com a forma que Nicholas mostrou o propósito exato de cada um dos personagens, mas ao mesmo tempo angustiada, por algo tão lindo ser ao mesmo tempo tão devastador.

Enfim, recomendo muito a leitura de O Melhor de Mim tenho certeza que a história vai emocionar e mexer com os corações, assim como se propõe a fazer.

Quote Favorito

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Gosto do padrão adotado pela editora na capa original, casal em foco na parte de cima, titulo ao meio, paisagem com casal ao fundo da capa branca. Apesar disso, acredito que a imagem escolhida para representar o casal não tenha sido a melhor opção, pois a versão jovem do casal, parece ser bem mais velha. Já na capa do filme, as imagens são invertidas e o casal já adulto fica na parte superior da capa. Gosto muito dos atores, então foi fácil também gostar da capa.

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação do livro (capa do filme) está muito boa. Os capítulos sempre inicial em uma nova página. As passagens de tempo – por sinal, o livro possui várias – dentro do próprio capítulo são identificadas com uma arte pequena e delicada. A fonte e o espaçamento são agradáveis. E as folhas são amarelas.

Nota da Mari

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar