Sinopse: Fica a dica, mundo: nada é mais legal do que ser uma garota geek O manual da garota geek é o guia especial de tudo aquilo que nos faz incrível: nossas paixões. Embora o restante da humanidade acredite que as geeks são pessoas muito estranhas, a verdade é que apenas amamos e nos envolvemos demais com as melhores coisas da vida. Não importa o que você ame – quadrinhos, seriados de ficção científica, literatura juvenil –, se acabou de chegar ou se adora há anos, para ser uma garota geek o importante é amar com intensidade. Desde aprender a iniciar um blog legal sobre seus hobbies, planejar o próximo cosplay, organizar um evento geek ou simplesmente entender que tipo de nerd você é, este livro está aqui para ajudá-la. Encontre aqui tudo o que você precisa para que sua nerdice seja longa e próspera!

Ficha Técnica

Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Manual da Garota Geek – Skoob

Titulo Original: The Fangirl’s Guide to the Galaxy – Goodreads

Autora: Sam Maggs

Tradução: Guilherme Kroll

Editora: Única

Ano: 2015

ISBN: 978-85-452-0027-7

Número de páginas: 190

Sobre a Autora

Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMSam Maggs é escritora e produtora de TV. Apesar de seu mestrado em Literatura Vitoriana, escreve sobre cultura geek e como isso se relaciona com o fato de ser uma garota. Nomeada “Awesome Geek Feminist of 2013”, Sam é uma das editoras da The Mary Sue e faz aparições constantes na MTV, falando sobre cultura pop.

Opinião da Nathy

Quando li Geek Love eu fiquei bem empolgada com a forma de o autor descrever todo esse mundo. Então quando vi o lançamento da Garota Geek eu fiquei ainda mais empolgada. Porque por mais que tivesse tido uma identificação com Geek Love ele foi feito para os garotos. O tom do livro é referente aos garotos ainda que as meninas possam se identificar em alguns momentos. Com esse livro eu senti uma aproximação maior e logo nas primeiras páginas parecia que estava sendo descrita no livro.

Ele é dividido em seis partes do mundo da garota geek. A narrativa é bem fluída e dinâmica. Mas, em algumas partes se tornou cansativa. Não parecia mais que a autora estava conversando comigo e sim que estava apenas soltando as informações. Algumas passagens se tornaram irrelevantes. Pelo menos na minha visão. Mas, algo que eu gostei é que não ficou se estendendo demais em um assunto. Tem uma temática principal dentro do capítulo na qual irá abordar diversos assuntos.

Eu sou uma garota geek.

O primeiro capítulo foi aquele com a qual mais me identifiquei e eu achei divertido. Os outros capítulos também poderiam ter tido um pouco mais dessa dinâmica. Porque senão acaba tornando o livro denso e cansativo. Enfim, como não se identificar quando a autora está falando sobre suas séries, animes, livros, shippers favoritos? Estava muito empolgada com o capítulo porque a cada novo assunto estava me vendo. Inclusive em umas partes do livro na qual fala sobre o trolls. Nesse momento seu sangue sobe e sente aquela vontade de sair discutindo. Mas, mantém a classe porque não quer se rebaixar no mesmo nível deles.

Algo que fiquei um pouco irritada – não foi no livro – e sim no fato de que muitas pessoas pensam que as mulheres não podem gostar de determinadas coisas. Inclusive ela logo no começo relata a forma como foi atendida, ou melhor, não foi atendida porque o funcionário não achava que mulheres deveriam ler HQs. Por isso gostei muito do penúltimo capítulo aonde deixou alguns desses pontos muito claros. A mulher tem o direito de gostar de HQs e do que mais desejar. Assim como os homens tem seus direitos.

Não preciso provar o meu credo nerd para ninguém, nunca.

Não é o tipo de livro recomendado para todos os públicos. É realmente voltado mais para as meninas, no entanto, também pode ser lido pelos meninos. Assim podem conhecer ainda mais o que se passa no mundo de uma garota geek.

Quote Favorito

Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Eu gostei da capa ao mesmo tempo em que tive um pequeno problema. Ficou muito sombria. Preferia se fosse algo um pouco mais feminino. Mas, ficou legal mostrando as diversas coisas que envolvem uma garota geek. Assim como nome do livro em destaque. Enquanto, o nome da autora em uma fonte menor.

Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação seguiu o padrão de Geek Love. Cada capítulo iniciando em uma nova página. Tem uma marcação para mudança de cena dentro do capítulo. As páginas são de tom de azul mais claro. E quando está finalizando/iniciando um novo capítulo os tons de azul ficam mais fortes. Tem algumas imagens em determinados pontos. Como, por exemplo, nas entrevistas.

Nota da Nathy

Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Manual da Garota Geek - Sam Maggs - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

 

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Única. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”