Sinopse: Brilhantes é um thriller passado num mundo muito semelhante ao nosso, onde pessoas superdotadas são perseguidas como terroristas. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo é o homem mais procurado do mundo, um superdotado equivalente ao Osama bin Laden. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Brilhantes – Skoob

Titulo Original: Brilliance – Goodreads

Autor: Marcus Sakey

Tradução: André Gordirro

Editora: Galera Record

Ano: 2015

ISBN: 978-85-01-05274-2

Série: Brilhantes

Volume: 01

Número de páginas: 474

Sobre o Autor

Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Nascido em Michigan, Marcus Sakey trabalhou como publicitário por dez anos antes de se tornar escritor. Seu trabalho já foi indicado a diversas premiações, dentre elas a Strand Critics, a Reader’s Choice e a ITW Thriller Awards. Também é roteirista e apresentador de Hidden City, um programa de turismo do Travel Channel. Atualmente, vive em Chicago com a esposa e a filha.

Opinião da Nathy

Quando eu vi esse lançamento da editora logo fiquei muito empolgada. No entanto, quando peguei o livro em mãos comecei a ficar com receio. Mesmo antes de começar a leitura resolvi diminuir as minhas expectativas. Porque assim tinha certeza que iria aproveitar muito mais a minha leitura. E foi uma agradável surpresa. Teve um ponto em que parei e tive que ir conversar com a Mari sobre o livro de tão bom. Mesmo se tivesse mantido minhas expectativas altas eu tenho certeza que elas teriam sido alcançadas. Ele faz parte de uma série então já estou na empolgação pelos próximos volumes. Apesar de que alguns autores sempre acabam se perdendo nos demais livros. Espero de verdade que isso não aconteça com essa série.

O livro conta a história dos Brilhantes. Esses seres humanos têm uma inteligência avançada e cada um possui um dom diferente. Nick Cooper é da segunda geração dos Brilhantes. Ele trabalha para o governo caçando pessoas iguais a ele, mas que cometeram crimes graves. Dando opções para eles – ou trabalham para o governo ou acabam presos. No momento que está em mais uma de suas caçadas acaba se deparando com algo surpreendente. De repente se vê preso de uma conspiração muito maior do que imaginava. Onde nem sempre os vilões são os errados. Agora tem que escolher de qual lado irá lutar uma iminente guerra. Ao lado do homem na qual sempre confiou ou do lado dos que são iguais a ele. Mesmo tudo não sendo preto no branco.

A narrativa é feita em terceira pessoa com o foco em Nick Cooper. Mas, não se preocupem que o leitor não fica perdido. Todas as pistas que precisa são dadas ao leitor. Basta prestar atenção e juntar todas as peças. A escrita do autor é muito boa. Porque mesmo que o número de páginas seja grande você nem percebe. Porque está tão envolvido na leitura que mal vê o momento que irá finalizar e perceber se estava certo sobre a conspiração. Tudo é muito bem descrito e não fica focando em partes desnecessárias.

Você não pode deter o futuro. Tudo o que pode fazer é escolher um lado.

O Nick é o tipo de personagem que me encanta. Ele é forte e determinado. Está disposto a ir até as últimas consequências para que a verdade seja revelada. E que a sua família seja salva. Não importa o preço que pode pagar no final. Em alguns momentos beirava a arrogância e isso poderia custar muito mais do que estava disposto. Teve seus momentos de ingenuidade que eu quis abrir seus olhos. Mas, no final é o personagem que se pode confiar. Que sabe que irá fazer a coisa certa. Que sabe como lutar uma guerra. Mesmo que tudo pareça estar perdido e sem chance. A parte brilhante que eles colocaram eu não achei que foi tão excepcional. Sim, ele consegue prever ataques. Mas, ainda assim é algo que poderia ser impossível de ser realizado.

Eu adoro livros de conspiração. Por isso já estava prevendo o que iria ocorrer. No entanto, você imaginar e ter a confirmação são duas coisas completamente diferentes. Eu ficava empolgada a cada página. O autor soube elaborar muito bem a trama. Mesmo que fosse previsível. Ele não deixou um espaço aberto para as questões que abordou no livro. Eu gostei bastante do desfecho dos mocinhos e dos vilões. E de como ficou claro que essa guerra está muito longe de acabar. Ainda mais quando uma bomba dessa magnitude está prestes a explodir.

As coisas que fazemos pelos filhos.

A família de Nick sempre foi a sua prioridade. Cada passo que estava dando era que tivessem um ótimo futuro. Principalmente por causa da sua linda filha Kate. Ela é uma Brilhante – não se preocupe que isso não é spoiler porque é falado nos primeiros capítulos. Por isso para proteger sua vida ele arrisca a sua sem nem pensar duas vezes. E a menina é linda demais. Também gostei do Todd. Mas, a sua ex-mulher Natalie não conseguiu me cativar. Não a achei tão maravilhosa como quiseram mostrar. Na verdade os dois pareciam apenas bons amigos. Por que ela não parecia compreender verdadeiramente o Nick e porque agia daquela maneira.

Ao contrário de Shannon. Eu adoro quando colocam a mulher como forte. Ela deu um show. Foi extremamente corajosa. Lutou pela a causa que acreditava até o final. Não se deixou abater por nada. Mesmo quando precisou colocar a sua vida em risco por causa do Nick. Tudo o que fez foi pensando no objetivo maior. Do momento em que apareceu se tornou a minha personagem favorita no livro. Não por causa de seu dom. Mas, porque suas ações não estavam diretamente ligadas ao seu dom. Tudo o que estava fazendo era mostrar que não deveria abaixar a cabeça. Apenas porque um homem disse que todos deveriam se curvar. Também gostei do romance dos dois. E o melhor de tudo é que não ficou focado nisso. E sim na luta que estavam travando.

Não vou me esquecer disso, caso a gente algum dia acabe na pista de dança.

Gosta de livros de conspiração juntando com um pouco de distopia? Esse é o livro certo para você. O único problema nele é a vontade que irá ficar para ler os outros volumes.

Quote Favorito

Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Eu gostei da capa. Ainda que não seja uma que chame muita atenção. E também não diz absolutamente nada ao leitor sobre o que poderá encontrar no livro. As cores combinaram muito bem. O verde com amarelo. O nome do livro tendo destaque e o nome do autor em uma fonte um pouco menor. As ruas de fundo também ficaram bem legais e combinaram um pouco com o conteúdo do livro. Mas, não o suficiente.

Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação é simples. Cada capítulo começa em uma nova página e tem marcação quando muda de cena dentro do mesmo. As páginas são amarelas e grossas. Quando tinha pensamentos ou alguma reportagem à fonte mudava. O que facilitava a leitura. Não tive problemas com a tradução/digitalização.

Nota da Nathy

Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Brilhantes - Marcus Sakey - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamento

  • Brilhantes – Brilhantes #1 – Lançado em 2015
  • A Better World – Brilhantes #2 – Lançado em 2016
  • Written in Fire – Brilhantes #3 – Não há previsão de lançamento no Brasil

Onde Comprar

  • Brilhantes: AmazonSubmarino | Saraiva | Americanas | Martins Fontes | Cultura | Fnac | Ponto Frio | Extra
  • Brilhantes (e-book): Amazon | Cultura | Itunes Saraiva|
“O livro é uma cortesia da Editora Galera Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”