Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: O Livro do Amanhã – Skoob

Titulo Original: The book of tomorrow – Goodreads

Autora: Ceclia Ahern

Tradução: Alda Porto

Editora: Novo Conceito (Grupo Editorial Novo Conceito)

Ano: 2013

ISBN: 978-85-8163-034-2

Número de páginas: 367

Sobre a Autora

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveuseu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Booktrailer

Opinião da Nathy

O primeiro livro que li dessa autora por incrível que possa parecer foi A Vez da Minha Vida. Sim pessoal não comecei como muitos por PS Eu Te Amo. Não o peguei primeiramente porque escutei pessoas falando bem e também pessoas falando mal. Então peguei um que era lançamento e ainda não havia muitas pessoas falando sobre e nossa fiquei apaixonada pela a escrita. Como era de se esperar quis ler outros livros da autora e parti logo para O Livro do Amanhã. Porém, a leitura não foi exatamente como estava esperando. Em diversos pontos achei a leitura bem cansativa e parecia que a história estava se estendendo demais. Essa autora se tornou uma das minhas queridinhas, no entanto, esse não foi um livro que me cativou completamente.

Quando saiu o booktrailer desse livro fiquei muito curiosa para saber um pouco mais, no entanto, não conseguiu atingir as minhas expectativas. De repente tomou um rumo bem inesperado e que de certa forma me agradou bastante. O livro conta a história de Tamara uma adolescente que nunca se preocupou com nada em sua vida. Seus pais sempre lhe deram tudo o que pedia menos o mais importante. Agora seu pai morreu e a deixou e sua mãe afundadas em dívidas. Então elas não têm outra escolha há não ser ir morar com seus tios. Nesse tempo ela encontra um livro na qual em suas páginas aparece a sua letra relatando algo que ainda irá acontecer, no dia seguinte ela percebe que tudo ocorreu da forma que estava escrita. Porém, a história vai muito além de saber o que seu futuro lhe reserva e sim o que pode ter perdido no passado. E como as escolhas podem te definir.

Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se for assim, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.

Personagens adolescentes dificilmente me conquistam, porque não consigo me identificar com elas. Agia de uma forma muito diferente na minha fase. Estava com esperanças de que com Tamara a coisa fosse diferente. Mas, não foi. Ela me irritou ao extremo com alguns de seus comportamentos. Principalmente por não perceber o que estava bem diante de seus olhos. Implicava com todos na casa e me fazia questiona se realmente as pessoas estavam sendo ruins ou ela que as via dessa forma. Como a narrativa é feita em primeira pessoa não tem como entender melhor o comportamento dos outros personagens. Somente aquilo que ela quer mostrar. Tamara fica tão focada no livro do amanhã que para de viver realmente. Tenta arrumar o que fez de errado no dia anterior, porém isso complica ainda mais a sua vida. Não senti pena da menina em nenhum momento.

Realmente se fica pensando o que faria no lugar dela ao saber de tudo que irá acontecer no dia seguinte. E acabaria como ela sem tomar decisões realmente melhores. E aprender com seus erros. No meio disso tudo tem o romance dela com dois rapazes. O primeiro tinha tudo para ser o melhor deles já que estava sendo fofo, mas no final acabou sendo muito idiota. Mesmo que tivesse razão em dizer umas boas verdades para ela. Enquanto o segundo queria lhe mostrar um lado mais leve e legal, no entanto, Tamara ficava tão pensando em seu livro e nela mesma que deixou oportunidades muito boas passarem. Não vou dar nomes aos rapazes porque senão vão descobrir logo o que acontece e vão brigar comigo falando que é spoiler.

Calou-se por um instante e, em seguida, inclinou-se e me beijou com ternura nos lábios.

Agora da sua mãe eu fiquei morrendo de pena assim como de seu pai. O passado pode ser algo que acabe com o nosso futuro de uma forma inimaginável. A mãe dela é uma mulher de muita fibra e personalidade. Teve um problema antes e encontrou a melhor solução que poderia tanto para si mesma como para sua filha. No entanto, tudo que fazemos tem uma consequência. E ela pagou caro por isso. Gente meus olhos se encheram de lágrimas quando todo o mistério foi revelado e fiquei somente pensando em como ela deveria estar se sentindo sobre tudo. O pai dela também passou por poucas e boas. Mas, a mãe foi quem mais me deixou aflita.

Já os tios dessa menina eu quis jogar debaixo de um trem. No começo achava que era coisa da cabeça da Tamara porque não queria mudar e tudo mais. Bem coisa de menina mimada que não aceita que a vida tem que mudar. Sua tia é uma mulher amarga que não sabe dar valor ao que tem e muito invejosa. Enquanto seu tio fica fazendo as vontades da mulher, mas não se manifesta em absolutamente nada. Nesses momentos me sinto a pior pessoa do mundo porque fico torcendo para que algo aconteça com os dois personagens e paguem por seus erros.

Tenho de tirá-lo de lá. Não vou perdê-lo de novo.

Tem livros que as pessoas tem uma visão completamente diferente. Eu amei dois livros dessa autora por isso os recomendo sempre que posso porque é o tipo de leitura que nos faz questionar o que estamos fazendo em nossas vidas. Sempre tem um drama e ponto para nos deixar emocionadas.

Quote Favorito

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa desse livro ainda segue o padrão de A Vez da Minha Vida e muitas pessoas reclamaram. Lembro que na época do lançamento muitas diziam que preferiam as originais. Eu particularmente achava as originais bem sem vida e não dava a entender em nada do que poderia acontecer na história. Já com da Novo Conceito tem uma menina em cima um pouco mais velha do que imagino a personagem. Mas, ela se sente mais leve e livre. E embaixo esta o livro em aberto com uma chave, combinando muito com o conteúdo. E o nome no meio tanto do livro quanto da autora. Ele tem uma textura diferenciada. Na lombada tem o nome do livro em vermelho, o nome da autora em azul escuro e de fundo um azul claro com estrelas.

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Já a diagramação é simples. Não tem marcação indicando mudança de cena ou quando está lendo o livro. A fonte, no entanto muda de tamanho quando está lendo o livro. Não deixa o leitor se confundir no que está acontecendo na história naquele momento. Cada capítulo começa em uma nova página. As páginas são amarelas e grossas. Não tive problemas durante a leitura. Se teve algum erro passou despercebido de tão envolvida que estava na história. Tem um símbolo no inicio de cada capítulo.

Nota da Nathy

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”