Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

A Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: A Lista – Skoob

Titulo Original: One Hundred Names – Goodreads

Autor(es): A Lista

Tradução: Amanda Moura

Editora: Grupo Editorial Novo Conceito

Ano: 2015

ISBN: 978- 85-8163-683-2

Número de páginas: 380

Sobre a Autora

A Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMAntes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveuseu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Opinião da Nathy

Eu tenho muita sorte com os livros da Cecelia porque de todos os que já tive contato adorei. As histórias são profundas e nos faz refletir sobre questões importantes na nossa vida. E na A Lista tive novamente essa experiência. As histórias me ocaram bastante e passei a refletir um pouco mais sobre minhas próprias ações. Consegui me conectar muito bem com os personagens e com suas histórias de vida. Das cem pessoas tiveram aquelas que conseguiram tocar ainda mais meu coração. Gosto dos livros da Cecelia e espero que a editora continue trazendo mais e mais livros dela. Eu acredito que apenas um livro dela não agradou.

A história gira em torno de Kitty Logan uma jornalista que após cometer um erro grave passa a ser perseguida por diversas pessoas. Na tentativa de fazer a amiga voltar aos eixos Constance antes de morrer lhe deixa uma lista com cem nomes. Porém, nada além disso. Agora sem saber o que fazer com esses nomes Kitty passar a pesquisar mais e mais sobre a vida dessas pessoas. E como elas podem se interligar. No entanto, quanto mais ela aprende sobre cada um, mas percebe o que está de errado em sua vida. E o que é necessário para voltar a ter aquele espirito alegre e livre.

A narrativa é feita em terceira pessoa com o foco em Kitty. Algumas partes pequenas tem o foco em outros personagens. Porém, tudo ocorre por causa de Kitty. Muitas pessoas reclamam sobre a escrita da autora e como é muito descritiva. Porém, ela me agrada bastante. Quanto mais eu leio as histórias dela mais eu quero ler. Isso não ocorre com muitas autoras. Apenas com aquelas que acabam se tornando minhas favoritas. Aquelas que quero sempre ler o que for publicado. Nesse livro tudo fluiu de uma maneira rápida e dinâmica. Eu fiquei enlouquecida de curiosidade para saber o que aconteceria com todos os personagens do livro.

Ela recebera o apelido de túmulo.

No começo do livro a Kitty me irritou demais. Uma mulher mimada que queria ver apenas o seu lado da história. Não conseguia assumir que fez algo que prejudicou seriamente uma pessoa. Apenas queria que todo mundo parasse de persegui-la por um erro grave que cometeu. Mas, não conseguia perceber o quanto estava errada em tudo. Por isso eu sentia muita raiva dela. Parecia uma menina imatura que queria ter o amor de todos. Pior que não fazia absolutamente nada para mudar a sua situação. Era como se pensasse que com o tempo todo mundo iria esquecer do que aprontou e com isso passar a amá-la de novo.

Agora quando começa a procurar as pessoas da lista sua personalidade muda. Na verdade, eu acredito que ela voltou a ser aquela pessoa antes de se envolver com o escândalo. Uma pessoa que se importa com seu próximo e deseja ver o melhor de todos. Nesse momento eu passei a gostar demais dela. Da forma como encontrou forças para enfrentar seus erros e assumir que precisava consertar tudo em seu passado. Por essas e outras que passei a admirar muito a personagem. Pela forma como refletiu sobre tudo e passou a ajeitar a sua vida. E também das pessoas ao seu redor. Inclusive daquelas que havia feito tanto mal antes.

O enredo envolvendo os cem nomes foi muito bem elaborado. Tanto que queria outro livro com mais nomes. E mais histórias interessantes como foi nesse livro. Em um primeiro momento tudo parece ser simples e bem trabalhado. No entanto quando a verdadeira razão pela a qual esses nomes estavam escritos no papel me deixou arrepiada. Pode parecer exagero da minha parte, mas eu fiquei mesmo muito impressionada com o desfecho. Com a forma como a autora conseguiu elaborar algo simples. E transformou em algo mais profundo. Porque realmente todo mundo fica tão envolvido em sua própria vida que esquece de enxergar o mundo ao seu redor.

Agora, Kitty tinha todos os nomes, endereços e telefones das pessoas.

Claro que não podia deixar de falar de um personagem muito importante na história – Steve seu melhor amigo. Ele é do tipo que fala tudo o que está pensando. Mesmo que possa magoá-la. Não é aquele que apoia todas as suas loucuras e acha que está certa. Eu acho que sua mudança é mais por causa dele do que por qualquer outra pessoa. Quando diz as duras verdades na sua frente ela fica muito sem reação. E isso foi algo que gostei demais nele. Não importava os fortes sentimentos que tinha pela amiga. Queria o melhor para ela e se tivesse que ser um pouco duro para isso que assim fosse. Nada de ficar passando a mão na sua cabeça.

Sobre as histórias que foram abordadas tiveram três que mais gostei. A primeira foi da Birdie. Muito emocionante saber a sua história de vida. Como lutou contra todas as apostas mostrando que era mesmo uma sobrevivente. Uma mulher de muita força e determinação. A segunda história foi da Mary-Rose e seus infinitos pedidos de casamento. Na história dela eu mais sentia pena da moça do que qualquer outra coisa. Não era fácil ser apaixonada por uma pessoa que não conseguia perceber nada na sua frente. E a terceira história foi da moça que sabia exatamente que presente que comprar para as pessoas. Com toque de delicadeza e sutileza ela sabia exatamente o que necessitava na vida da pessoa. Teve uma história de vida ainda mais emocionante.

Não. Eu amava muito aquele pônei. De todo o coração.

Não é o tipo de livro que recomendo para todas as pessoas por causa da sua leitura mais densa. No sentindo que é mais para a pessoa refletir sobre sua vida. E das pessoas que está ao seu redor. Tem romance e muito bem trabalhado. Mas, o foco mesmo do livro é nas pessoas e nas suas histórias. Eu adoro os livros dessa autora e recomendo muito eles.

Quote Favorito

A Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

As capas dos livros dela sempre chamam a minha atenção. Podem não dizer muita coisa sobre a história. Ou não chamar muita atenção. Mas, eu fico cativada. Gostei dessa capa também, mesmo gostando mais das outras. Queria que tivessem mantido o padrão dos demais livros. Porém, desse jeito deu uma sensação de tranquilidade. Sem contar que ficou bem delicado. O nome do livro no meio e o nome da autora tendo o destaque apropriado.

A Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação está linda. Cada capítulo inicia em uma nova página. O que eu adoro porque fica mais fácil de me localizar no livro. Sei que algumas pessoas não se importam, mas comigo faz toda a diferença. No começo de cada capítulo tem um ramo de flor igual na capa. As páginas são amarelas e grossas. Não tive problemas com a tradução/digitalização.

Nota da Nathy

A Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMA Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMA Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMA Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMA Lista - Cecelia Ahern - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Grupo Editorial Novo Conceito. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”