Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra… Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Will & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Will & Will – Skoob

Titulo Original: Will Grayson, Will Grayson – Goodreads

Autor(es): David Levithan & John Green

Tradução: Raquel Zampil

Editora: Galera

Ano: 2013

ISBN: 97-885-0109-388-2

Número de páginas: 352

Sobre os Autores

Will & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Figurinha fácil na lista de mais vendidos do New York Times, John Green é vencedor de importantes prêmios literários, como o Edgar Award. Fundou, com o irmão Hank, o Vlogbrothers (youtube.com/vlogbrothers), um dos mais populares projetos de vídeos on-line.

David Levithan é editor de livros infantis em Nova York. Vive em Nova Jersey.

Opinião da Mari

Depois de ler A Culpa é das Estrelas fiquei com receio de ler qualquer outro livro do John Green. Pois, apesar de ter gostado de ACEDE não tinha sido completamente conquistada por sua narrativa. Então não posso dizer que estava empolgada para ler Will & Will. Ainda assim estava curiosa para realizar a leitura do livro, que já estava parado há muito tempo em minha estante. E tinha David Levithan como coautor.

Will & Will narra a história de dois garotos de mesmo nome Will Grayson, que se conhecem por acaso e acabam tendo suas histórias unidas. O livro foi muito promovido por conta de sua temática LGBT, então foi imediata a minha associação do título a um romance entre os dois garotos de mesmo nome, o que gostaria de deixar claro, não acontece!

Não sou nada além de um pequeno personagem na história de Tiny Cooper.

Will Grayson é escrito por John Green. Ele tem como lema de vida duas regras “Não se importar muito com nada” e “Calar a boca”, o que quase nunca acontece ao lado de seu melhor amigo Tiny Copper. A maior pessoa do mundo que é muito, muito gay e a pessoa mais gay do mundo que é muito, muito grande. Por conta de suas regras Will não tem uma vida social muito ativa. O que deveria fazer com que me identificasse muito com o personagem, mas não aconteceu. Apesar do estilo de termos um estilo de vida similar, não conseguia me identificar com os pensamentos dele e em diversas vezes pensei: acorda garoto e faça algo com sua vida!

Já, will grayson, escrito por David Levithan não me identifiquei por motivos completamente diferentes. O personagem é gay, mas ainda não se assumiu. Ele tem uma vida bem reclusa assim como Will. Mas, diferente do seu xará ele não tinha pensamentos tão melancólicos, eles eram mais revoltados e suicidas. will não era um hater que fazia cyberbullying, mas a forma que ele julgava todas as pessoas me incomodou demais durante a leitura. Mesmo sem conseguir me identificar, vi sua forma de agir, como um mecanismo de defesa.

eu: porque eu deveria gostar de mim? ninguém mais gosta.
tiny: eu gosto.
eu: você não me conhece
tiny: mas quero conhecer.

Até o momento em que a vida de ambos os personagens se unem não consegui me empolgar com a leitura. E, após este momento, Tiny Cooper um dos personagens que mais me agradava também me decepcionou. Tiny é um personagem bem alegre, que você tem vontade de ser amiga. Ele rouba a cena de ambos os Wills e nos conquista durante a leitura, porém sua obsessão pelo musical que está criando, Tiny Dancer: A História de Tiny Cooper fez com que em diversos momentos ele também ficasse muito chato para mim.

Não estava muito satisfeita com a leitura, até o seu desfecho. O musical de Tiny e seu encerramento fazem muita diferença na história, que mostra o quanto procuramos por um amor verdadeiro, independente de quem ele seja. Gostei do resultado final, mas não caí de amores pela história.

Quote Favorito

Will & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Will & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMA primeira capa do livro (foto ao lado) é mais conceitual. Ela deixa clara a temática do livro, mas não é muito chamativa. A segunda capa é bem mais comercial e me agradou muito mais. Amei a combinação de cores azul e preta, apesar de como disse acima me remeter a um romance entre os dois.

Quanto a diagramação ela segue o padrão da editora, com folhas amarelas e capítulos começando em uma nova página. Mas, um detalhe que acho importante destacar é o fato dos capítulos escritos por David Levithan, estarem todos em letras minúsculas, uma forma de diferenciar os dois Wills.

Nota da Mari

Will & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Will & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMWill & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMWill & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMWill & Will - David Levithan & John Green - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

“O livro é uma cortesia da Editora Galera Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.”