Uma Pitada de Amor – Katie Fforde – #Resenha

Home/Livros/Resenhas/Uma Pitada de Amor – Katie Fforde – #Resenha

Sinopse: Uma aspirante a cozinheira em um programa de TV. Um jurado muito atraente. Um amor proibido.

Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen.

No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois têm muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável. De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa.

Ficha Técnica

Uma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Titulo Nacional: Uma Pitada de Amor Skoob

Titulo Original: Recipe for Love – Goodreads

Autora: Katie Fforde

Tradução: Fabiana Colasanti

Editora: Record (Grupo Editorial Record)

Ano: 2015

ISBN: 978-85-01-10399-4

Número de páginas: 398

Sobre a Autora

Uma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Katie Fforde é autora de diversos roances e dedicou sua vida à literatura. Uma pitada de amor foi vencedor do prêmio de melhor romance contemporâneo da Romantic Novelist’ Association, instituição inglesa que tem por objetivo promover a ficção romântica. É também fundadora da Katie Fforde Bursary, que visa apoiar jovens escritores. Dela, a Editora Record já publicou Amor nas Entrelinhas. Atualmente mora em Gloucestershire, Inglaterra.

Opinião da Mari

Assim que vi a capa do livro e li sua sinopse fiquei louca para realizar sua leitura. Sou fã de reality shows, o livro era um chick-lit, teria comédia, teria romance, vários elementos que poderiam fazer com que ele se tornasse um dos meus favoritos deste ano. Mas, infelizmente isso não aconteceu e eu acabei bem decepcionada com Uma Pitada de Amor.

O livro se passa na Inglaterra, onde a protagonista Zoe Harper, consegue uma vaga para participar de um reality show de culinária. Seu objetivo principal é vencer o programa e abrir uma delicatéssen. Mas, vencer as provas não serão seus únicos empecilhos, já que sua colega de quarto e concorrente, Cher, é uma víbora. E Gideon Irving se torna muito mais do que um jurado para Zoe.

Como disse acima, gosto muito de reality shows, alguns deles de culinária. Então durante a leitura tive a sensação de que a autora também é muito fã deste tipo de programa e em alguns deles provavelmente desejou que o jurado e o participante se envolvessem. Isso obviamente é muito possível para shippers por natureza como eu, quem nunca torceu por um casal improvável? Pois é, o problema para mim foi a forma que ela desenvolveu a história, criando bastidores onde tudo juntaria o casal devido a situações completamente improváveis.

— A pobre Zoe não conseguiu um táxi porque eles não mandaram o suficiente — explicou Fenella.

— Isso não a põe em desvantagem? — perguntou Rupert, entregando-lhe uma caneca de café que tinha um cheiro divino.

— Significa que eles vão chegar aos fornecedores primeiro — falou Gideon. — E vão ter mais tempo para pensar no cardápio

— Deixe-me dar uma olhada na sua lista de fornecedores locais — disse Rupert, esticando a mão. Zoe tirou-a do bolso de trás do jeans. — Hmm — continuou, analisando a lista. — Eles deixaram de fora alguns lugares bons. Por que não nos consultaram sobre os nossos fornecedores? Estão sendo muito estúpidos em relação a isso. Deviam ter nos perguntado muito mais coisas.

— Algum pesquisador em Londres não os encontrou em nenhuma lista de endereços — disse Gideon. — Mas não há motivos para nós não irmos lá. — Ele olhou para Zoe, que se pegou corando.

— Nós? Não tenho permissão para ir a não ser nos automóveis oficiais, tivemos que entregar as chaves dos nossos carros para garantir que não iríamos quebrar as regras de “apenas ingredientes locais”

— Eu a levo — disse Gideon. — Eu mesmo quero dar uma olhada neles. — Eu sou um jurado, não o inimigo — disse Gideon, olhando intensamente para ela.

Fenella e Rupert são personagens coadjuvantes da história. O casal é responsável pela locação dos reality show. Eles administram a pousada onde os participantes e Gideon está hospedado. Zoe é uma pessoa boa por natureza, está sempre fazendo de tudo para ajudar. E apesar de ter achado Fenella uma pessoa adorável, achei que ela abusou muito da protagonista, que nunca dizia não para os desejos dela. Me incomodou muito a quantidade de favores que Zoe faz para ajudar a amiga, principalmente porque muito deles poderiam fazer com que ela fosse eliminada do programa. Fenella pareceu não se importar muito com isso, enquanto Zoe nunca priorizava o programa, que lhe ajudaria tanto.

O programa em si é uma das melhores partes do livro. A autora narra muito bem cada uma das fases e suas eliminações. Assim como acontece nos reality shows que assisto, fiquei curiosa para saber quem seriam os finalistas e os vencedores. Além de torcer muito para Cher ser eliminada. Cher é uma das poucas participantes do programa que ganha destaque, por ser extremamente insuportável fora das câmeras. Ela sabota Zoe de todas as formas possíveis e imagináveis. E prejudica da forma que pode o romance entre Zoe e Gideon.

Quanto ao romance dos dois, também tive dificuldade de me apaixonar e torcer por eles. Talvez seja o jeito britânico de ser, mas achei tudo muito frio. Algumas cenas foram bonitinhas, sabe? Mas, a maioria delas do meu modo de ver não tinha muita química. Ele também não parece se importar tanto com o sonho dela e apenas próximo do desfecho do livro é que a situação muda um pouco.

— Não se preocupem, eu cuido dela — assegurou Gideon.

Enfim, a história não me conquistou como eu gostaria, mas teve momentos que me agradaram. Acho que se ao menos metade das histórias paralelas tivessem sido removidas e o livro tivesse focado apenas no reality show teria sido muito melhor, mas obviamente este é apenas o meu ponto de vista. Então leia o livro e me conte sua opinião.

Quote Favorito

Uma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa do livro é incrível. As ilustrações deixam claro que o livro é um chick-lit, ela é fofa assim como você espera que seja a leitura. A sinopse atrás do livro em forma de receita também me agradou muito.

Uma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação do livro segue o padrão da editora. O livro possui o formato pequeno, páginas amarelas e capítulos iniciando em uma nova página. A fonte é pequena, proporcional ao tamanho do livro. Excelente trabalho da editora.

Nota da Mari

Uma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMUma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMUma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMUma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMUma Pitada de Amor - Katie Fforde - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

  • Uma Pitada de Amor: Amazon | Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura | Fnac | Ponto Frio | ExtraMartins Fontes
  • Uma Pitada de Amor (E-book): Amazon | Cultura | Itunes Saraiva
O livro é uma cortesia da Editora Grupo Editorial Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos e\ou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.

About the Author:

Mariana Garcia - A Mari! Tem 28 anos e é formada em Engenharia da Computação. Seu maior vício são as séries. Sua watchlist está lotada, mas nunca demais para adicionar um novo reality show. Nos livros assim como nos filmes seu gênero predileto são os romances e as comédia românticas (chick-lits).

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)