Sinopse: Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio.

Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog “Marinando”. Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.

Ficha Técnica

Confissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Confissões On-Line – Skoob

Titulo Original: Confissões On-Line – Goodreads

Autora: Iris Figueiredo

Tradução: Livro Nacional

Editora: Generale

Ano: 2013

ISBN: 978-85-63993-74-8

Série: Confissões On-Line | Volume: 01

Número de páginas: 229

Sobre a Autora

Confissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Iris Figueiredo nasceu na região metropolitana do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela UFRJ e apaixonada por leitura, cansou de viver histórias inventadas por outras pessoas e resolveu criar as suas.

Opinião da Nathy

Sabe aquele livro que você começa sem nenhuma pretensão. Mas, no final acaba morrendo de amores. Foi exatamente assim que me senti lendo Confissões On-Line. Não pensava que ele seria tão próximo da minha realidade. Nem que fosse me cativar pelos personagens. Esse não é um tipo de livro que estou acostumada a ler. Porém, me surpreendeu bastante. Eu devorava as páginas. Louca para saber o que iria acontecer com a Mariana. Como iria enfrentar cada um dos seus problemas. Como seria a sua vida. Gostei ao ponto de querer iniciar logo em seguida o segundo. Foi uma agradável surpresa. Não esperava algo tão intenso.

Confissões On-Line conta a história de Mariana. Uma menina que está no último ano do ensino médio. Tinha todos os planos e sonhos na sua mente. Iriai fazer seu intercâmbio para o Canada. Tinha a melhor amiga que uma pessoa poderia ter. O melhor namorado e amigos sinceros. Uma filha exemplar com ótimas notas na escola. Porém, de um momento para o outro isso muda. Ela agora sofre bullying na escola. Não tem mais seu namorado. E sua melhor amiga agora nem olha na sua cara. Não sabe o que fazer para enfrentar esses momentos difíceis. Até que em um momento resolve fazer um vídeo na internet. De repente sua vida muda completamente. Mas, dessa vez para algo melhor. As coisas parecem finalmente estar se ajeitando. Mas, até quando.

A narrativa é em primeira pessoa. Não é a minha narrativa preferida porque sinto que estou perdendo algo. Como se faltasse um pedaço da história. No entanto, como o foco era a Mariana tentei não me importar. Apenas nas cenas da Nina eu queria saber um pouco mais. A escrita da autora é muito gostosa. Está abordando temáticas difíceis e do cotidiano dos jovens. Porém, descreve de um modo mais leve. Sem contar que não fica parando em momentos desnecessários. Fiquei muito impressionada com seu modo de escrever.

A gente vai conseguir mandar você para o intercâmbio, Mari. Você vai ver.

Eu tive uma identificação muito fácil com a Mariana. Eu acredito que os leitores que passaram pela a mesma situação. Também vão rapidamente se identificar com ela e seus problemas. Ainda mais porque estava passando por esse momento. Mas, não ficava contando aos quatro ventos. Tentava resolver tudo sozinha e da melhor maneira. Algo que eu fiz na minha época. Ela é muito forte e determinada. Coloca um objetivo em sua mente e faz de tudo para alcançá-lo. Eu adorei a forma como parou de se preocupar com os outros. Ficou focando em seus vídeos e na sua vida. No que iria fazer depois da escola. Em alguns momentos ela foi um pouco egoísta. Com a sua irmã e também com sua amiga. Mas, anda que não desse para relevar.

Eu estava mesmo curiosa para saber mais sobre a Nina. A melhor amiga dela. Uma que nunca a iria abandonar por nada. Estava passando por um momento difícil também. Os pais se separando. A mãe pressionando por causa do vestibular. E um grava problema de saúde. O que a maioria das meninas passa e acredita ser normal. Queria que tivesse sido mais explorado esse lado. Porque é muito importante. Estou na expectativa de que seja falado no segundo livro. Porque não é algo fácil. Que em poucas páginas está curado. Precisa de uma delicadeza maior. Eu adorei a forma como a Nina estava sempre ao lado da Mariana. Não importasse o problema tentava ajudá-la. Um amor de pessoa. Uma amizade muito verdadeira.

Se você pensa que sua vida está ruim, cuidado! Ela pode piorar.

Eu fiquei em conflito com a família dela. Justamente porque estava focada na Mariana. Então os seus dramas acabaram se tornando os meus. A família dela parecia muito tranquila sobre ela. O vestibular chegando, mas não a pressionavam nem nada. Tudo porque estavam focados no casamento de sua irmã. Que era terrível e não assumia nenhuma responsabilidade. Uma ótima irmã em alguns momentos. Em outros nem conseguia reconhecer suas atitudes. E sua mãe ao invés de mediar a situação acabava atacando a Mariana da mesma forma. Por isso fiquei em conflito. Ela tinha umas atitudes bem exageradas.

Algo que amei muito no livro foi o romance. O Arthur é um menino mais velho. Mas, que tem um passado difícil no que se trata de relacionamento. Tudo começa com uma linda amizade. E isso que falta em alguns livros. A cumplicidade e amizade. Nada de estou apaixonado à primeira vista. Ela colocou as dificuldades sobre gostar de uma pessoa. Sobre como trabalhar esse romance. Quero muito ver como continua no segundo livro. Espero que tenha cenas ainda mais fofas e lindas dos dois. Porque estavam caminhando para se tornar um par ideal. E melhor ainda ele não impede que ela conquiste seus sonhos. Incentiva que vá atrás daquilo que deseja.

Não poderia deixar de falar sobre os colegas de escola dela. A Alba foi a menina ingênua que estava vendo apenas o que queria. No final não adiantava muito o seu comportamento. Seria uma menina apagada. Uma menina facilmente manipulada. A Heloísa é a invejosa. Querendo tudo o que a Mariana tinha. Não se contentava com menos do que isso. Faria o que fosse para ter o que deseja. E tendo atitudes bem de adolescente. Em alguns momentos beirando a burrice mesmo. Eduardo e Leonardo eram outros dois idiotas. Não gostaria de encontrá-los nos próximos livros. Talvez para pedir perdão de joelhos para a Mariana. Porque eu sou malvada nesse ponto.

Tive a sensação de que aquele momento durou uma eternidade, mas foram apenas alguns segundos.

Uma leitura mais do que recomendada. Não importa o momento que está na sua vida. A Mariana fará com que se identifique com a sua história. Que vivencie tudo através dos seus olhos. Inclusive fará pensar em suas atitudes e o impacto que tem na vida das outras. Porque pode deixar cicatriz para sempre.

Quote Favorito

Confissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa é muito fofa. Mostrando o quarto e vida da Mariana. Através das lentes de uma câmera. Foi uma jogada muito legal. O nome do livro está em destaque. Tudo acaba por chamar a atenção em um determinado ponto. Gostei bastante. A história foi o que mais me fez querer ler o livro. Mas, a capa chamaria a minha atenção em uma livraria. Acabaria parando e querendo saber mais sobre o livro.

Confissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação é simples. Cada capítulo inicia em uma nova página. Tem uma linda marcação quando ocorre mudanças de cenas. As páginas são amarelas e grossas. Não tive problemas com a digitalização.

Nota da Nathy

Confissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMConfissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMConfissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMConfissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMConfissões On-Line - Iris Figueiredo - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamento

  • Confissões On-Line: Bastidores da Minha Vida Virtual – Confissões On-Line #1 – Lançado em 2013
  • Confissões On-Line: Entre o Real e o Virtual – Confissões On-Line #2 – Lançado em 2015

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Editora Generale. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.