Outro Dia – David Levithan – #Resenha

Home/Livros/Resenhas/Outro Dia – David Levithan – #Resenha

Sinopse: Um dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemática trama em “Outro Dia”. Aqui, a já celebrada — com várias resenhas elogiosas — história de “Todo Dia” é mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. Só que A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Mas embarcar nessa paixão também traz desafios para Rhiannon. Todos eles mostrados aqui. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Outro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Outro Dia – Skoob

Titulo Original: Another Day – Goodreads

Autor(es): David Levithan

Tradução: Ana Resende

Editora: Galera (Galera Record)

Ano: 2016

ISBN: 97-885-01-10683-4

Série: Todo dia | Volume: 02

Número de páginas: 320

Sobre o Autor

Outro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

David Levithan é autor de vários livros aclamados pela crítica, inclusive Will & Will – Um nome, um destino, escrito em parceria com John Green, o primeiro livro jovem adulto gay a entrar na lista do New York Times. Nesta nova obra, ele leva a criatividade a um novo patamar. Com uma trama aparentemente simples, consegue abordar os mais relevantes assuntos cotidianos, nos fazendo questionar a real importância de grande parte dos conceitos e ideais estabelecidos pela nossa sociedade.

 

Book Trailer

Opinião da Mari

Diferente de Todo Dia, não vi tantas pessoas na blogosfera comentando a respeito de Outro Dia a continuação do livro escrito por David Levithan. Talvez, por este motivo tenha apreciado ainda mais a leitura do livro. Não havia criado expectativas e a realidade foi muito satisfatória. O ponto de vista de Rhiannon trouxe uma nova perspectiva para a trama que já havia me agradado muito.

A resenha pode conter spoilers de Todo Dia, primeiro livro da trilogia.

O livro começa no exato momento em que A, protagonista e narrador de Todo Dia, habita o corpo de Justin, namorado de Rhiannon. Apesar de já conhecer a história a ver através dos olhos de Rhiannon é algo completamente diferente. A está habituado com a vida que leva e nos faz enxergar o mundo de forma diferente, já ela nos mostra como é importante desconstruir alguns conceitos.

Rhiannon do meu ponto de vista tem duas tramas importantes, onde em ambas A é essencial. A primeira delas envolvendo Justin. Ela vive um relacionamento abusivo com ele e apesar de muitas pessoas a alertarem em relação ao garoto, ela não consegue fazer nada além de arrumar desculpas para cada um dos problemas. Por incrível que pareça me identifiquei muito com Rhiannon nesse sentido. Esse tipo de relacionamento infelizmente nos cega e mesmo com todos os alertas não é fácil enxergar o que está bem em nossa frente. A relação dela com A sem dúvidas não é perfeita, mas é essencial para que ela enxergue a forma que deveria ser amada.

– E por que ainda estão juntos? Medo de ficar sozinha? A decisão de se acomodar? Uma crença irracional de que ele vai mudar?

Outro dia foca muito na em Rhiannon, então a carga emocional vista em Todo Dia através dos olhos de A é praticamente inexistente. Entretanto o livro traz muitas reflexões, sobre a forma que percebemos as pessoas e o que seria ideal. Rhiannon consegue entender que é importante olhar o interior, mas por ser humana como todos as outras pessoas ainda se apega ao exterior. Ela tenta desconstruir paradigmas e se apaixona por A, mas isso não faz com que ela deseje menos que ele fosse a pessoa criada em sua mente.

A trama do livro é a mesma, mas complementa muito bem a história. A leitura fluiu muito bem e dessa vez não tive problema algum com a narrativa de Levithan. Apesar dos diversos pontos positivos, esperava ter visto além do que nos foi contado em Todo Dia. O desfecho de ambos os livros é bem similar. E, dessa vez, por ser possível, gostaria de ter visto mais da vida dos outros personagens. Em Todo Dia, A, vive apenas 24 horas por dia no corpo das pessoas, então é compreensível que nada além disso nos seja dito. Mas, neste caso Rhiannon está rodeada de constantes. Outro dia é uma leitura com certeza recomendada, mas sugiro que leia antes Todo Dia para melhor compreensão da história.

Quote Favorito

Outro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa do livro segue o padrão da anterior, um ponto positivo, mas não a achei bonita. Também não é uma capa que chama a minha atenção. Apesar do cuidado da editora sem seus detalhes, como o relevo no título do livro.

Outro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação segue o padrão da editora. Letra e fonte de tamanhos normais bons para leitura. Páginas amarelas e capítulos númerados iniciando sempre em uma nova página. Não há detalhes internos adicionais.

Datas de Lançamento

  • Six Earlier Days – Todo Dia #0.5 – Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Todo dia – Todo Dia #1 – Lançado em 2013 – Resenha
  • Outro Dia – Todo Dia #2 – Lançamento Fevereiro/2016

Nota da Mari

Outro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Outro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMOutro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMOutro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMOutro Dia - David Levithan - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Editora Galera Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.

About the Author:

Mariana Garcia - A Mari! Tem 28 anos e é formada em Engenharia da Computação. Seu maior vício são as séries. Sua watchlist está lotada, mas nunca demais para adicionar um novo reality show. Nos livros assim como nos filmes seu gênero predileto são os romances e as comédia românticas (chick-lits).

Os comentários são previamente moderados, mas eles são muito importantes para nós! Então comentem! =)