Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Três Coisas Sobre Você – Skoob

Titulo Original: Tell Me Three Things – Goodreads

Autora: Julie Buxbaum

Tradução: Alves Calado

Editora: Arqueiro

Ano: 2016

ISBN: 978-85-8041-548-3

Número de páginas: 283

Sobre a Autora

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Julie Buxbaum é a autora best-seller do New York Times por “Três Coisas sobre Você”, sua estreia no jovem adulto, e dos romances aclamados pela crítica The Opposite of Love e After You. Seus trabalhos foram traduzidos em vinte e cinco línguas. A escrita de Julie tem aparecido em várias publicações, incluindo The New York Times. Ela é uma ex-advogada e pós-graduanda pela Harvard Law School e vive em Los Angeles com o marido, dois filhos e um peixinho imortal.

Opinião da Nathy

Em um primeiro momento esse livro não me chamou atenção. Pensava que seria mais um desses clichês. Mas, depois de ver como a editora estava empolgada. Mostrando que era um livro diferente e divertido. Resolvi dar uma chance. Não gosto de começar livros com as expectativas altas. Porque geralmente acabo me decepcionando. Nesse caso eu fiquei muito satisfeita. Não estava esperando por algo tão gostoso e divertido. Sim, tem aqueles elementos clichês conhecidos em outros livros. Mas, Julie consegue dar uma identidade ao livro. Algo que o tornou único. Em poucas horas estava devorando o livro. Não querendo largar até chegar no final.

Três Coisas Sobre Você conta a história de Jessie Holmes. Ela perdeu a mãe a exato setecentos e trinta e três dias. Desde então tudo tem sido complicado em sua vida. Tudo se torna pior quando seu pai conta que se casou novamente. E que os dois estão se mudando para Califórnia. O que ela não imaginava era que Rachel – nova esposa de seu pai – fosse tão rica. Agora ela tem que se adaptar nessa nova vida. Que inclui um novo irmão que não podia se importar menos com a garota. Meninas na escola que conseguem ser bem maldosas. Porém, no meio disso tudo ela conhece AN (Alguém/Ninguém) que lhe guia pela a escola. Jessie não imagina quem é a pessoa que está lhe ajudando tanto. Uma pessoa que se tornou essencial em sua vida. Ele pode ser Caleb – um menino muito descolado. Pode Liam – um garoto popular que canta em uma banda. Ou pode ser Ethan – um garoto que fica na sua sem interagir com todas as pessoas. Tudo que Jessie sabe é que ela quer continuar ao lado de AN, independente de quem seja.

A narrativa é em primeira pessoa. Então leitor acompanha a vida de Jessie. A escrita da autora é muito boa. Dinâmica de um modo que não deixa a leitura cansativa. O leitor acompanha essa jornada de Jessie. Tendo uma mistura de emoções. Tendo momentos muito divertidos e outros emocionantes. Um livro que faz você pensar em sua própria vida. Tanto nas coisas do passado quanto do futuro.

Talvez exista um terceiro tipo de pessoa: as que nunca se recuperam completamente do ensino médio.

Geralmente eu amo ou odeio as mocinhas dos livros. Mas, sempre tem aquela que me deixa indiferente. Felizmente no caso de Jessie eu gostei muito dela. A menina estava enfrentando momentos muito difíceis. Tinha perdido a mãe. Estava cuidando dela e de seu pai. Estava estudando. Como se não bastasse todas as responsabilidades seu pai lhe joga mais uma bomba. No seu lugar não sei exatamente o que teria feito. Talvez brigado bastante. Porque esse seria um comportamento mais compreensível. Mas, ela aceita tudo calada. O que não é nenhum um pouco saudável.

Estava mesmo esperando o momento em que ela iria explodir. Ia falar umas boas verdades para o seu pai. Claro que ele tinha todo o direito de refazer a sua vida. Mas, Jessie era a pessoa que estava mais precisando dele. A forma como lidou com todos os seus antigos e os novos problemas me impressionou. Ela teve maturidade para erguer a cabeça e seguir em frente. Na escola os momentos não eram dos mais fáceis. Mas, com a ajuda de novos amigos conseguiu superar cada um dos problemas. A personalidade dela não é marcante. Porém, consegue se destacar entre as mocinhas literárias. Justamente pela a forma como enfrentou os seus problemas. E sentimentos.

Agora quem eu gostei muito foi do AN. Ele é demais. Pelas as suas mensagens é claro que está passando por um momento complicado. Consegue compreender a Jessie com um olhar. A forma como ele consegue mostrar as coisas para a menina é muito fofa. E também como passa a amadurecer. No começo parecia um pouco travado nas mensagens. Depois se solta mais fala. Conversando sobre si mesmo. Seus problemas e família. Poderia ter sido melhor abordado seus problemas. Mas, ainda assim fiquei muito satisfeita. Queria os dois se encontrando logo e começando a namorar. Porque estava claro que eram perfeitos um para o outro.

Não vá embora de Los Angeles, por favor. Você não pode. Promete?

Os meninos nesse livro são muito fofos. Eu fiquei um tanto dividida entre o Liam e o Ethan. Uma vez que o Caleb é o mais distante deles. Não conseguiu chamar a minha atenção. O Liam consegue cativar as meninas com um sorriso. Mas, nem por isso é arrogante. Não trata as pessoas com indiferença. Tem um cuidado com as suas palavras. E está lutando por um sonho. Ao que tudo indicava não gostava de uma injustiça. Tratou a Jessie com todo o carinho. Gostei do modo como agiu. Mas, meu coração bateu mais forte pelo Ethan. Ele ficava na dele mesmo quando as meninas estavam tentando algo. Sempre com um livro novo. No começo era um pouco grosso com a Jessie. Porém, depois se mostrou mais receptivo. As conversas dos dois muitas vezes não fazia sentido. Por isso eu achava tão cativante. Torci demais pelos dois.

Sobre a nova família dela no final tudo pareceu corrido. Como se um pedido de desculpa pudesse resolver todas as coisas. Gostaria de ter visto dela tentando uma relação com seu pai. Que obviamente depois de tudo fica bastante abalada. Também queria ver o novo relacionamento com a Rachel. A mulher parecia estar se esforçando para fazer tudo dar certo para todos. O único que foi mesmo explorado foi o Theo. Que se tornou um personagem muito cativante. Poderia ter tido mais espaço. No entanto, tudo é focado em Jessie e AN.

Tem outros personagens secundários muito legais. Como as amigas dela. Tanto de Chicago quanto da Califórnia. A que me fez ficar com mais pena foi a Scar. Ela também estava tendo que lidar com diversos problemas. Pior que não tinha ninguém ao seu lado para ajudar. Porque sua melhor amiga estava tentando se adaptar em uma nova vida. As outras meninas são bem divertidas. Mas, não me marcaram tanto. E as meninas malvadas da escola não me causavam nada. Nem mesmo pena. Porque o comportamento delas era muito fútil. Podiam ter lidado com os problemas de outra forma. Mas, preferiam prejudicar as pessoas.

Então, você precisa falar com o seu pai

Eu gostei demais desse livro. Sabe quando termina a leitura e deseja começar de novo? Estou desse jeito. Foi uma ótima leitura. Já quero a editora trazendo outros livros da autora. Ainda mais se forem tão bons quanto Três Coisas Sobre Você. Vale a pena fazer a leitura. Ainda mais quem gosta de um romance na escola.

Quote Favorito

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa também ficou muito bonita. Com as cores mais vivas. Chama mais atenção do que a original. Porém, mesmo tendo diversos elementos. Eu achei a capa com o waffles condizendo mais com o livro. Com a história de Jessie e AN. Ainda assim a editora colocou todos os elementos importantes encontrados na história. O nome do livro é a primeira coisa que chama atenção. O que me agrada muito. Tudo tem seu destaque sem roubar a atenção do outro. Mesmo tendo muitas figuras não ficou poluído. É possível perceber cada uma delas.

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação é simples. Cada capítulo inicia em uma nova página. Já disse o quanto me agrada esse fator? Alguns livros da editora o capítulo é na mesma página. O que me incomoda muito. As páginas são amarelas e grossas. Não tive problemas com a tradução/digitalização.

Nota da Nathy

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTrês Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTrês Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTrês Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTrês Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Editora Arqueiro. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.