Sinopse: O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.” Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre. Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.

Ficha Técnica

O Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: O Efeito Rosie – Skoob

Titulo Original: The Rosie Effect – Goodreads

Autor(es): Graeme Simsion

Tradução: Ana Carolina Marques

Editora: Record (Grupo Editorial Record)

Ano: 2016

ISBN: 978-85-01-10655-1

Série: O Projeto Rosie | Volume: 02

Número de páginas: 415

Sobre o Autor

O Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

O australiano Graeme Simsion hoje é um escritor em tempo integral, mas antesde se dedicar totalmente a literatura era consultor de tecnologia da informação e professor. É casado com Anne professora de psiquiatria e autora de ficção erótica, com quem tem dois filhos.

Opinião da Nathy

Quando li O Projeto Rosie foi sem nenhuma expectativa e fiquei muito feliz. Por conta disso preferia que tivesse parado no primeiro livro. É interessante ver como Don irá lidar com as novas variáveis em sua vida. No entanto, eu não conseguia mais me conectar com os personagens. Todos os sentimentos que tinha tido no primeiro livro sumiram nesse. Não fiquei empolgada. Queria que terminasse logo. Foi por muito pouco que não desisti da leitura. E um dos fatores é que não gosto de abandonar as leituras na metade. Mas, não faltou vontade de tanta irritação que fiquei em diversos momentos. Aquela sensação de angústia de que algo iria acontecer e não fosse me agradar.

Na sequência Don está lidando com uma mudança de país. Um novo cargo em uma universidade. Seu amigo Dave, precisando de ajuda em seus negócios. Gene passando por uma dificuldade séria em seu casamento. Mas, tudo isso ele consegue lidar com muito planejamento. Menos com uma notícia impactante vindo de Rosie. Agora os problemas parecem ter duplicado. Don está de todas as formas tentando lidar com essas situações. Sem magoar ninguém. Algo que ele não consegue compreender rapidamente. O único problema é que parece estar falhando. E isso pode lhe custar algo muito importante – Rosie.

A narrativa é em primeira pessoa. Assim como no primeiro livro o leitor acompanha tudo na visão de Don. O que torna mais fácil do leitor se aproximar do personagem. A escrita continua sendo muito boa. Porém, mesmo sendo rápida e dinâmica. Em alguns momentos eu achei bem cansativa. Talvez porque quisesse que o Don acordasse e percebesse a situação ao seu redor. Que não levasse tudo ao pé da letra. Que alguns desses conselhos poderiam lhe prejudicar para sempre. Por isso a leitura acabou se tornando um pouco cansativa na minha visão.

É justamente porque estou concentrada na minha tese que não me preocupo com outras coisas.

Desde o primeiro contato com o Don eu gostei dele. Do seu jeito de ver a vida. Não se deixar levar por rótulos. Sendo sincero em suas palavras. Sim, tem Asperger, mas não se deixa limitar nisso. Nesse livro eu fiquei um tanto irritada com ele. Porque estava sendo ingênuo na maioria das atitudes. Se alguém falasse alguma coisa. Não conseguia compreender e por isso agia de forma irresponsável. Pensando que estava agindo de modo certo. Sim, fez muitas coisas legais e impressionantes. A forma como o autor conseguiu abordar diversos assuntos no livro foi muito legal. Porém, estava tornando o livro bem cansativo. Partes que deveriam ser engraçadas não tiveram nenhum efeito.

Algumas pessoas ficaram bem irritada com a Rosie. Não entendendo o motivo de ela ter diversos comportamentos. Muitos mais do que o Don ela estava sobrecarregada. Tinha uma tese para concluir. Uma pessoa indesejada em seu apartamento. Tendo cobranças de todos os lados. Um marido que por mais que estivesse pensando nela. Não conversava e nem compartilhava seus momentos. A situação difícil de um casamento. Tudo porque não a queria ver nervosa. E acabava a distanciando. Eu não critico ela porque seu primeiro pensamento estava certo. As diversas emoções dela eram muito compreensíveis. Ainda mais por conta de mais um fator adicionado. Ela foi uma personagem muito boa.

Acho que vou dar a noite por encerrada e deixar barato para ele.

Se tem um personagem que não gostei no primeiro livro foi o Gene. Nesse então ele estava ainda mais insuportável. Fiquei tão feliz pela a Claudia e sua força de vontade. O modo como conseguiu resolver a sua vida. Sair do encanto de um homem que nunca lhe daria o precisava. O que uma mulher necessita de verdade em um relacionamento. O Gene continuava achando que sabe tudo. Que todas as mulheres no mundo gostam dele. Que todas necessitam de sua presença para serem felizes. Como um verdadeiro macho alfa. Quando eu apenas conseguia vê-lo como um homem machista que não sabia respeitar as mulheres. Fazia o que tinha vontade com o corpo e mente delas. Sem nem se importar com os sentimentos das mesmas.

A nova personagem desse livro Lydia é o par ideal para ele. Aliás, não deveria estar desejando isso para a mulher. Mesmo sendo alguém muito irritante. Ela é uma assistente social que faz pré-julgamentos. Não entendo como pode sair diagnosticando as pessoas como se não fosse nada. E ainda tendo um preconceito muito grande. Eu não consegui aguentar ela no começo quando disse uma frase para o Don. Uma pessoa em circunstância nenhuma deveria agir da forma que ela fez. Foi um ponto positivo apenas no fato do autor estar mostrando o que uma pessoa não deve fazer. Como pode destruir a vida de outra por conta de seus preconceitos.

Os demais personagens me agradaram bastante. Como o George baterista de uma banda famosa. Mas, quem se mostrou muito bom foi Dave e Sonia. A forma como deixam claro a importância do Don é muito legal. Sonia faz tudo pensando em seu amigo. Quer vê-lo bem e feliz. Não sendo julgado por causa de um pequeno erro. Que poderia ter sido resolvido de uma forma bem simples. Se não fosse a Lydia se intrometendo onde não deveria. Aliás, muitos dos problemas do Don ocorrem por causa dessas pessoas.

Os seres humanos deveriam permanecer constantemente em desenvolvimento.

Apesar de não ter gostado muito desse livro. De ter ficado irritada boa parte do tempo. Eu recomendo para quem já leu o primeiro livro. Para que possa acompanhar um pouco mais da vida do Don. Matar um pouco das saudades. Quem ainda não leu recomendo que comece pelo primeiro. Porque ficará muito mais envolvido com os personagens.

Quote Favorito

O Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa me chamou atenção. Mas, ainda não sei bem o que pensar dela. Representa muito bem o homem na capa o Don. Porque está correndo contra o tempo. Muitas coisas na cabeça. Informações que não param de chegar. O azul me agrada muito. Consegue ter um destaque muito bom para a imagem. Para o nome do livro em branco. Assim como o nome do autor em preto. Fiquei bem satisfeita.

O Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação é simples. Cada capítulo inicia em uma nova página. Não tem uma marcação quando ocorre mudanças de cenário dentro do mesmo capítulo. As páginas são amarelas e grossas. Não tive problemas com a tradução/digitalização.

Nota da Nathy

O Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMO Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMO Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMO Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMO Efeito Rosie - Graeme Simsion - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Datas de Lançamento

  • O Projeto Rosie – O Projeto Rosie #1 – Lançado em 2013 – Resenha
  • O Efeito Rosie – O Projeto Rosie #2 – Lançado em 2016

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Editora Grupo Editorial Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.