Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?

Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Ficha Técnica

Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Vamos Juntas? – Skoob

Titulo Original: Vamos Juntas? – Goodreads

Autora(s): Babi Souza

Tradução: Livro Nacional

Editora: Verus Editora (Grupo Editorial Record)

Ano: 2016

ISBN: 978-85-01-10751-0

Número de páginas: 144

Sobre a Autora

Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMBabi Souza vive em Porto Alegre e se formou em Jornalismo pela PUC-RS em 2013. Trabalhou em diversos veículos de comunicação passando também por agências digitais. Por acreditar que o colaborativismo e o amor ao próximo são “a saída” para o mundo, criou em junho de 2015 o movimento Vamos juntas? e, em outubro de 2015, a Bertha Comunicação, uma empresa focada em impulsionar negócios de mulheres através da comunicação digital.

Opinião da Nathy

Não tinha escutado falar ainda desse movimento “Vamos Juntas”. Fui conhecer através do livro. Em alguns momentos sou bem perdida para as coisas. Ainda bem que logo consigo me localizar. Quando peguei o livro em mãos nem fazia ideia do que ele iria falar. A Mari tinha me dado um breve resumo e com isso fiquei empolgada com a leitura. Sobre o que seria esse movimento. E qual a forma que as mulheres poderiam se ajudar cada vez mais. Porque infelizmente nessa sociedade o risco que a mulher corre é muito grande. Fiquei muito envolvida e cativada com o livro. Tanto que assim que terminei estava indicando para várias pessoas. E comentando muito sobre o assunto aqui em cada.

O livro Vamos Juntas? conta sobre como uma simples ideia pode ajudar muito as mulheres. Babi relata como surgiu a ideia para o vamos juntas? Sobre o movimento feminista e tudo o que uma mulher sofre. Tudo começou em uma página no facebook, mas que acabou um espaço no Brasil inteiro. E diria que até mesmo no mundo. Basicamente consiste em uma mulher ajudar a outra. Seja passando em uma praça escura a noite. Coisa que toda mulher tem medo do que pode lhe ocorrer. Como ajudar uma mulher que está sendo assediada em qualquer lugar. É uma união ainda maior das mulheres.

O livro é narrado em primeira pessoa. A Babi escreve de uma forma que parece que está conversando com o leitor. Explicando cada um dos pontos de uma forma bem simples e divertida. Mesmo sendo um assunto muito sério ela consegue colocar uma leveza. Algo necessário para chamar a atenção. Senão o livro se torna muito cansativo e nenhum explicativo.

Oi, estou indo para aquele lado, vamos juntas?

Voltando de um evento esses dias me deparei com uma cena que na hora lembrei do livro. Uma menina estava descendo uma rua muito escura. Atrás, dela estava vindo outra mulher com o passo apressado. No momento pensei que elas poderiam estar se acompanhando. Uma vez que estavam indo para o mesmo local. Foi impossível não lembrar do livro e daquilo que Babi transmitiu no livro. A sororidade poderia estar em ação naquele momento. Apenas não parei o carro porque estava em uma avenida com um bom fluxo. Mas, depois que li Vamos Juntas? Fiquei refletindo sobre diversas situações.

Infelizmente muitos dos problemas que se enfrenta hoje em dia torna difícil que confiemos umas nas outras. Outro ponto que a Babi abordou no livro. Nós somos condicionadas desde que nascemos e nos ver como rivais. Na escola ao invés de se unirem ficam competindo para serem mais populares. Mais bonitas e chamar a atenção dos meninos. Quando na verdade poderia ter uma união maior. Afinal de contas não é um homem que fará com que seja feliz. Ele pode acrescentar na sua felicidade. Mas, não ser a causa dela.

A sociedade faz acreditar que o único momento em que será feliz é com o casamento. Com um homem vindo ao seu resgate. Ela deu o exemplo com as princesas da Disney. Que são colocadas como se estivessem sofrendo em todos os momentos. Que não tem amigos e ainda está sendo perseguida por outras mulheres. E seu momento de feliz para sempre é quando o príncipe vem ao seu encontro. Algo que eu achava muito lindo, hoje em dia eu acho um absurdo. Não consigo ficar mais cativada. Achando que é lindo um homem vir ao seu “resgate”.

Já andou sozinha pela rua e se sentiu em situação de risco? A menina que está ao seu lado também.

Mais um livro que deve ser lido por todo mundo. A resenha nem chega aos pés do que aborda o livro. Como consegue abrir os seus olhos diante da nossa sociedade. Um livro para se livrar de todos os paradigmas.

Quote Favorito

Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa é muito linda. O nome do livro tendo um ótimo destaque em um fundo amarelo. O nome da autora também chama a atenção. No entanto, não chama muita atenção. Justamente por causa do fundo. E da cor escolhida no nome. Tem um pouco de dificuldade para observar. Mas, tudo ficou muito bonito.

Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação também está linda. Cada capítulo inicia em uma nova página. Tem muita figura explicitando algum momento. Vários símbolos e desenhos para deixar descontraído. A única coisa que pode ser vista como problema para alguns é o fato das páginas serem brancas. Eu não tive problema. Estava bem envolvida com a leitura.

Nota da Nathy

Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM Vamos Juntas? - Babi Souza - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Grupo Editorial Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.