Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa. Primeiro Capítulo.

Ficha Técnica

Boa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Boa Noite – Skoob

Titulo Original: Boa Noite – Goodreads

Autor(es): Pam Gonçalves

Tradução: Livro Nacional

Editora: Galera (Galera Record)

Ano: 2016

ISBN: 978-85-01-10669-8

Número de páginas: 237

Sobre a Autora

Boa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMPam Gonçalves nasceu em 1990, mora em Santa Catarina, é escorpiana e formada em Publicidade e Propaganda. Desde 2009 produz conteúdo sobre cultura pop para internet com foco em literatura para jovens. Criadora e editora por cinco anos do blog Garota it, especializado em livros young adult, atualmente se dedica exclusivamente ao seu canal no Youtube.

Opinião da Nathy

Quando peguei esse livro em mãos não fui com as expectativas altas. Mesmo tendo uma grande comoção na blogosfera. Porque muitas vezes não gosto do livro que geral está amando. Que estão falando muito bem. Então comecei sem nenhuma expectativa. No final gostei, mas não me apaixonei. Aborda temas muito importantes, no entanto de uma forma rápida demais. Talvez se tivesse focado em apenas um ponto teria sido mais interessante. Vi algumas pessoas comentando que não era bem um livro de romance. Porém, na minha visão o romance tem um foco muito grande. Me lembrou alguns livros americanos no desenvolvimento do casal.

Boa Noite conta a história de Alina. Uma menina certinha que passa a viver em uma república. Ela está começando na faculdade e ainda está se adaptando a tudo. Viver na república afz com que repense muitos momentos de sua vida. Com as novas amizades percebe que a vida nem sempre é preto no branco. Cada dia se torna uma nova luta. Meninas na faculdade estão sendo assediadas e ninguém faz nada. Apenas colocam a culpa nas moças. São vistas como nada além de objetos. Sem contar que ela está em uma profissão que os homens pensam ser melhores. Que nenhuma mulher deveria estar presente.

A narrativa é em primeira pessoa. Então tudo é na visão de Alina. Que em muitas vezes pode estar distorcida. Porque não conseguia entender muitas das coisas do mesmo jeito dela. Enfim, gostei da forma de escrita da Pam. Bem leve e descontraída. Mesmo com temáticas tão complicadas de se abordar. Também não fica presa em questões desnecessárias.

Acho que a maioria das pessoas que chega na universidade espera que a vida tome um rumo diferente.

Os dois principais temas no livro é o machismo que a Alina sofre dentro do seu curso. E o assédio em cima das meninas. Claro que um sempre está relacionado ao outro. Porque tudo envolve o machismo. Ainda assim estava esperando ver algumas cenas mais fortes. Com relação aos problemas dentro do curso dela. Eu acho que poderia ter pegado um pouco mais pesado. Algo que fizesse as pessoas refletirem. Como foi com o assédio nas meninas. Elas estavam sendo abusadas e não denunciavam. Porque acreditavam ser culpa delas tudo o que estava passando. Dava vontade de pegar elas no colo e cuidar. Enquanto isso, fazer os homens pagarem por suas atitudes.

Dois personagens que são detestáveis são o Cauê e Arthur. Tipo de homem que acredita que pode tudo. Que nada irá acontecer porque tem dinheiro. E por ser homem. Muito mais fácil colocar a culpa na vítima. O jeito dos dois era muito nojento. A forma como reagiam nas situações. Como se não fosse nada. Como se estivesse agindo da forma correta. A menina que não deveria ter lhe dado atenção. Apenas de lembrar de alguns momentos eu fico mesmo muito irritada. Apenas acho que o destino dos dois foi muito rápido. Poderia ter se estendido um pouco mais.

Me desculpe, tá? Eu fui um cretino aquela noite.

Eu estava pensando que a Alina ia ser uma menina forte. Ia se manter em sua personalidade e não se deixar pelos outros. Alguém que lutasse pelos seus ideais. Mas, fiquei um pouco decepcionada com ela. Parecia ceder em tudo. A ingenuidade dela estava me levando ao limite. Teve um momento que quis ter uma conversa séria com essa personagem. Entender porque estava tendo aqueles comportamentos. Sabendo que não era bom para ela. Perto do final gostei muito da sua atitude. E da força que estava demonstrando. A forma que encontrou para ajudar as outras pessoas.

Os personagens secundários são muito bons. Gostei demais do Gustavo e de seu jeito doce. Ele era um amor com todas as meninas. Não as julgava e ainda queria dar lição nos outros meninos. A Manu começou de uma forma muito interessante. Porém, não pareceu se manter em sua personalidade. Não sei, porém algo no caminho me fez indiferente a ela. Tinha potencial, mas não me convenceu. Os demais personagens também tinham tudo para se destacarem. Porém, não conseguiu atrair em nada. Pareciam bem perdidos na história.

O final de semana chega e, com ele, a festa.

Um livro muito bom e com grande potencial. Mais um alerta de que a culpa nunca é da vítima. Que a mulher merece ser respeitada. E não ser submissa ao homem e as suas vontades. Gostei bastante. E acho que todo mundo deveria ler. Independente do gosto literário. É um livro para abrir a mente das pessoas.

Quote Favorito

Boa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

Gostei muito dessa capa. Na época senão me engano estava também para ser escolhida qual o pessoal preferia. Para ser sincera nem me lembro da outra. Porque essa combinou bastante com o enredo. As cores na capa são um pouco sombrias. Demonstrando que não se trata de livro de comédia romântica. Gosto como o nome o livro tem um destaque grande. Assim como o nome da autora.

Boa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação é simples. Cada capítulo inicia em uma nova página. Não tem marcação quando ocorre mudanças de cenas dentro do mesmo capítulo. As páginas são amarelas e grossas. Não tive problemas com a digitalização.

 

Nota da Nathy

Boa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMBoa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMBoa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMBoa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMBoa Noite - Pam Gonçalves - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Editora Galera Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.

Aproveite para conferir os posts abaixo, acho que você também vai gostar...