Sinopse: Uma seleção imperdível de contos de terror, histórias de vinganças cruéis e relatos sobrenaturais, recontados por Alvin Schwartz. Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro!

Ficha Técnica

Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMTitulo Nacional: Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro – Skoob

Titulo Original: Scary Stories To Tell In The Dark – Goodreads

Autor: Alvin Schwartz

Tradução: Cristiane Pacanowski

Editora: José Olympio (Grupo Editorial Record)

Ano: 2016

ISBN: 978-85-03-01285-0

Número de páginas: 127

Sobre o Autor

Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Alvin Schwartz é conhecido por ter escrito dezenas de livros sobre folclore para jovens leitores que abrangem desde jogos de palavras e anedotas a contos e lendas de todos os tipos. Sua coleção de histórias arrepiantes – Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro, Mais Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro, Histórias Assustadoras 3, e dois volumes da coleção I Can Read Books, In A Drak, Dark Room e Ghosts! – é apenas uma parte de sua incomparável coleção de folclore.

Opinião da Nathy

Quando eu vi a capa desse livro fiquei toda empolgada. Sou do tipo que gosta de um bom filme de terror. Mesmo que não fiquei assustada com a maioria deles. Os únicos que me deixam mesmo com medo são os de palhaços. Então imagina a empolgação da pessoa em pegar um livro desses nas mãos. Porém, acabei me decepcionando um pouco. Porque não foi bem o que estava esperando. Imaginava que o leitor acabaria se assustando também ao ler essas histórias. Mas, na verdade ele está ensinando como contar determinada história.

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é uma coletânea de histórias. O autor pegou as histórias mais assustadoras do país e colocou nesse livro. Nele ensina como contar para os seus amigos e os assustar. Em quais momentos deve contar determinada história. E como causar um impacto grande nas pessoas ao seu redor. Algumas delas são para divertir. Outras para assustar. E até mesmo para refletir sobre suas ações. Um livro bem divertido e completo. Perfeito para os momentos de festas com seus amigos.

A narrativa é em terceira pessoa. No entanto, em alguns momentos se modifica. Porque o autor está conversando com o leitor. Sobre como deve agir diante de alguma história. Qual é o momento em que deve dar o susto em seus amigos. As histórias são bem leves e divertidas. Tudo passa muito rápido. A maioria delas tem no máximo duas páginas.

Era uma vez uma velha senhora que vivia sozinha e era muito, muito solitária.

O livro é dividido em cinco partes. Cada uma delas tem um proposito diferente para atingir seu público. A primeira delas não teve um impacto grande. Porque quando estava começando a me envolver na história. Querendo saber o que iria acontecer no seu final. Pronto o autor estava conversando com o leitor. E dando algumas dicas. Então toda aquela construção acabava por ficar perdida. Mesmo sabendo que esse é o objetivo do livro me incomodou muito. Eu acho que não seria uma boa contadora de histórias. E sim seria bom apenas ficar escutando.

A segunda parte me deixou um pouco depressiva. Porque na verdade queria chorar no final de cada uma delas. Porque tudo na verdade era até que bonito. Tinha até mesmo uma história de amor no meio. Que acabou de um modo um pouco mais trágico. Já a terceira parte foi um pouco mais assustadora. Aquele tipo que quando se está mesmo no escuro várias pessoas acabam gritando. Ou até mesmo pedindo para parar de contar. Uma das melhores partes do livro. Eu acho que foi a que mais gostei.

Nunca fique de pé sobre uma sepultura depois que escurecer. O cadáver vai agarrar sua perna e te puxar para dentro da cova.

As duas últimas partes eu achei que estavam mais voltadas para o engraçado. Principalmente a última parte. Tinha algo de interessante nessas histórias. Eu conseguia mesmo dar risada. A quarta parte tinha algumas coisas mais assustadoras e até instigantes. Uma das histórias já tinha escutado antes nos meus tempos de escola. Então não achei tão assustadora. Mas, ainda assim foi legal relembrar alguns desses momentos.

Esse não é o tipo de livro recomendado para todo mundo. Porque tem pessoas que tem medo apenas pela a capa. Nem mesmo se as histórias forem contadas por outra pessoa. Mas, eu acho que vale a pena ter na sua estante. Porque em algum momento com seus amigos pode ser uma boa maneira de se divertir. Ainda mais em uma sexta-feira treze com tudo escuro.

Quote Favorito

Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Capa e Diagramação

A capa ficou muito legal. Com alguns elementos do que acontece em algumas histórias. Mas, também dando aquele ar de dia das bruxas. Uma coisa mais sombria e tenebrosa. Mas, nada que faça com a que a pessoa sinta medo. Eu gostei bastante dela. As cores também combinaram muito. Tem uma textura diferenciada no nome do livro.

Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

A diagramação também está bonita. A ilustração feita pelo Brett Helquist está muito linda. Dando ainda mais corda para a imaginação. Cada história inicia em uma nova página. Quando ocorre as mudanças de partes também tem algo diferenciado na diagramação. As páginas são amarelas e grossas.

Nota da Nathy

Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMHistórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMHistórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMHistórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COMHistórias Assustadoras Para Contar No Escuro - Alvin Schwartz - #Resenha | OBLOGDAMARI.COM

Onde Comprar

O livro é uma cortesia da Editora Grupo Editorial Record. A resenha realizada aponta os pontos positivos eou negativos de forma sincera, encontrados pela autora do post durante a leitura do livro. A opinião da autora é pessoal e independente da editora.